×
Loading ...

Projetos do sistema solar para crianças no jardim de infância

A ideia de planetas girando ao redor do sol no espaço é um conceito difícil para uma criança absorver. No entanto, é importante que crianças pequenas tenham contato com o conceito de sistema solar. Faça essa aula de ciências mais divertida ajudando as crianças a criarem seus próprios modelos interativos e com figuras do sistema solar.

Aprender sobre o sistema solar no jardim de infância pode ser divertido. (solar system image by Svetlana Gajic from Fotolia.com)

Galáxia de glitter

Espalhe jornais velhos no chão ou nas mesas para trabalharem em cima. Dê a cada criança uma folha de papel-lixa preta e um lápis. Desenho o modelo espiral de uma galáxia para eles, começando com um circulo no centro da página e adicionando cinco "braços" que se curvam para a esquerda igualmente no espaço ao redor do círculo. Peça para cara criança desenhar a galáxia e então traçá-la com cola e glitter. Quando tiverem preenchido o papel, elas podem levantar o papel e assim só o glitter que grudou na cola ficará no papel. criando uma galáxia brilhante.

Explique para as crianças que a sua criação representa a Via Láctea e que cada pedaço de glitter é uma estrela, como o Sol. Para aulas mais avançadas, faça seus alunos nomearem as partes da Via Láctea e marcar o local onde o nosso sistema solar está.

Loading...
Com cola e glitter, suas crianças podem criar uma Via Láctea em papel (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Mobile do sistema solar

Corte um círculo grande de um pedaço de papelão. Desenhe duas linhas perpendiculares, identificando o meio do círculo e explique que este é o centro do sistema solar. Peça à classe para lhe dizer quantos planetas estão no sistema solar e, em seguida, use um compasso para desenhar o caminho dos planetas. Desenhe quatro círculos próximos ao sol, deixe um espaço e desenhe os círculos restantes mais longe. Faça um furo no centro do papelão para o sol e um buraco em cada anel para os planetas. Peça ajuda às crianças para nomear o planeta que vai passar em cada linha, certificando-se de buracos estão em um ponto diferente em cada caminho orbital. Atribuir a cada criança um planeta ou coloque-as em duplas, se necessário. Usando papelão ou cartolina, as crianças podem desenhar, colorir, etiquetar e recortar seu planeta. Oriente-os para se certificar de que o sol é o maior e Júpiter, Saturno, Urano e Netuno são maiores do que o resto. Use fita ou linha para cada planeta e coloque o mesmo através do orifício apropriado no mobile. Adicione corda até o topo para criar um cabide e pendurar seu mobile em sala de aula.

Isso pode ser um projeto de colaboração de classes para uma lição ou um projeto individual que vai demorar de alguns dias a uma semana . Uma turma de jardim de infância de até 10 crianças irão desfrutar criar esse mobile juntos.

Criar um mobile é uma atividade ótima para um grupo maior de crianças (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Fixe o planeta

Use o maior pedaço de papel que você puder para cortar um Sol. Pregue um pedaço grande de papel preto na parede ou no quadro negro, então prenda seu Sol nele. Quando a aula começar, dê papel-lixa às crianças, giz de cera e tesouras para que elas possam desenhar, nomear e recortar seus próprios planetas. Guie-as com os tamanhos, certifique-se de que Júpiter é o maior e Mercúrio o menor. Coloque um pedaço pequeno de fita na parte de trás de cada planeta. Chame um aluno por vez e peça-os para escolher um planeta e colá-lo no papel preto na distância que ele acha que o planeta tem do Sol. Chame um segundo aluno com outro planeta, guiando-o para escolher onde por seu planeta, mais perto ou mais longe do sol, de acordo com o primeiro planeta colocado. Quando todos os planetas forem colocados no papel, tire todos e repita a atividade, dando a cada aluno um novo planeta para colar.

Estimule as crianças a aprenderem as distancias dos planetas por si mesmas (Getty Images/Photodisc/Getty Images)
Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...