Como promover o crescimento de pelos sobre cicatrizes em cavalos
Comstock Images/Comstock/Getty Images
Apesar de cicatrizes em um cavalo não o tornarem impróprio para cavalgar ou para ser exibido na maior parte dos eventos, poderão passar uma má impressão, principalmente quando não houver pelos sobre elas. Mesmo que não seja possível remover totalmente a cicatriz, algumas coisas podem ser feitas para torná-la menos visível e estimular o crescimento dos pelos.
Step 1
Use as pontas dos dedos para massagear a cicatriz ao menos duas vezes por dia. Massageie uma pequena área por vez, mas, aos poucos, cubra toda a região afetada. Esse procedimento ajudará a romper o tecido da cicatriz e estimulará a cura.
Step 2
Use um hidrogel, um creme ou loção à base de lanolina na região durante a massagem. Evite o uso de produtos à base de petróleo, principalmente em ferimentos mais recentes, pois eles poderão causar a formação de cicatrizes e desestimular o crescimento de pelos.
Step 3
Continue a realizar as massagens por vários meses. Se os folículos capilares não estiverem danificados, os pelos voltarão a crescer, ainda que com textura ou cor diferentes.
Referências
Dica
- Se a ferida for recente, passar água fria sobre o local várias vezes ao dia poderá ajudar. Além dos hidrogéis e cremes de lanolina, que suavizam o tecido da cicatriz, também existem diversos produtos para uso humano que funcionam em cavalos.
- Se a cicatriz for muito grande ou antiga, poderá ser necessário um procedimento cirúrgico para ser reduzida. Consulte um veterinário para saber quais os procedimentos possíveis.
Advertência
- Seja muito cuidadoso ao utilizar qualquer produto no rosto do animal. Além de alguns produtos originarem queimaduras em peles sensíveis, poderão danificar a vista se entrarem nos olhos.
Sobre o Autor
Carolyn Kaberline has been a freelance writer since 2006. Her articles have appeared in local, regional and national publications and have covered a variety of topics. In addition to writing, she's also a full-time high-school English and journalism teacher. Kaberline earned a Bachelor of Arts in technical journalism from Kansas State University and a Master of Arts in education from Baker University.
Créditos Fotográficos
Comstock Images/Comstock/Getty Images