Quais animais podem viver no mesmo tanque de tartarugas?

••• Ryan McVay/Photodisc/Getty Images

Alguns tipos de animais são mais compatíveis do que outros para viverem no mesmo tanque que uma tartaruga. Assim, ao decidir-se sobre a escolha desses bichinhos, deve ser dada mais atenção ao tipo de espécie e quais alimentos a tartaruga come, seu tamanho quando estiver adulta, se os animais representarão riscos à sua saúde e o tamanho do tanque.

Tamanho

Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

As tartarugas vivem, pelo menos, 30 anos e dependendo da espécie (pequenas tartarugas aquáticas são mais comumente adquiridas como animais de estimação), esses adoráveis bichinhos de 10 cm ​​podem crescer até mais de 30 cm de comprimento. Uma única tartaruga, precisa de um tanque de 200 a 300 litros com água morna (27 a 30 ºC) para nadar confortavelmente com outros animais, um pouco de luz solar e espaço seco para caminhar. Não sobrecarregue o tanque com muitos bichos.

Dieta das tartarugas

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

A maioria das tartarugas são onívoras; comem plantas e vegetais, mas também caçam pequenos peixes, pequenos répteis, vermes, camarões, anfíbios, insetos e moluscos. Elas são criaturas lentas, então é melhor abrigá-las juntamente com peixes e outros animais de movimento rápido, que não serão capturados quando elas estiverem com fome. Além disso, os animais maiores, como bagre, que é grande demais para a boca da tartaruga e não libera toxinas perigosas, é um bom animal de estimação.

Espécies de tartarugas e peixes

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

As tartarugas aquáticas são as espécies mais comuns mantidas como animais de estimação. Elas costumam se dar bem com os jabutis, mas não mantenha animais de diferentes tamanhos juntos, pois eles podem atacar uns aos outros. Das espécies de peixes, os cascudos são ideais, pois eles limpam o tanque ao comerem as algas. Outras boas espécies incluem perca, barrigudinho, barbo rosado e comedores de algas, que são todos nadadores rápidos. O peixe-corda, acará-grande e pequenos bagres também são escolhas adequadas.

Crustáceos e moluscos

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

As lagostas que não forem maiores do que a tartaruga também são apropriadas, pois não costumam atacar e ajudam a limpar o tanque. Embora as tartarugas adorem comer caracóis, os de lagos e lagoas são uma exceção, pois eles podem crescer bastante, evitando serem comidos. Eles também são bons para limpar as algas e quaisquer restos de comida.

Mais recentes

×