Quais árvores frutíferas possuem espinhos?
fedsax/iStock/Getty Images
Muitos tipos de árvores frutíferas possuem espinhos. Os espinhos em uma planta protegem-na de estragos causados por animais famintos e indesejados. Com o passar dos anos, botânicos propagaram árvores frutíferas para desencorajar o crescimento de espinhos. Depois de tudo, as árvores se desenvolveram especificamente para a colheita de suas frutas, não sendo mais necessário o crescimento de espinhos, já que os pomicultores que as cultivam têm interesse em perpetuá-las, ao invés de devastá-las.
Limoeiro
Adrian Assalve/iStock/Getty Images
O limoeiro possui espinhos. Todavia, você pode não pensar assim se você tem uma árvore cuidadosamente cultivada ao longo de gerações, eliminando os aspectos hostis e incentivando um fruto maior e mais saboroso. No entanto, até mesmo o limoeiro "cultivado" pode ter um espinho ou dois, escondidos entre as folhas e flores.
Laranjeiras
steamangel/iStock/Getty Images
Entre as laranjeiras com espinhos está a laranja trifoliata. Com certeza, esta é uma variedade mais velha que, segundo o site UBC Botanica Garden, "é um bom porta-enxerto para 'ananicar' outras espécies".
Macieiras selvagens
Artish/iStock/Getty Images
Se acontecer de você encontrar uma macieira no ermo, a menos que ela cresça próxima de restos de uma construção antiga, você provavelmente descobriu uma macieira selvagem. Por ser selvagem, essa macieira possui um equipamento de sobrevivência que permitiu sua perpetuação através das gerações: espinhos.
Espinheiro branco
dogwin/iStock/Getty Images
O espinheiro branco produz frutos normalmente utilizados para a produção de geleias. É uma árvore cujas flores são vistosas na primavera e possui alguns espinhos espetaculares.
Romãzeira
Tempusfugit/iStock/Getty Images
Essa pequena árvore, às vezes considerada um arbusto, oferece um fruto delicioso repleto de sementes e protegido por uma coleção de espinhos. A romã é originária da Pérsia, mas se tornou muito popular no mundo ocidental à medida que as pessoas descobriram seu valor nutricional como fonte de vitamina C e antioxidantes.
Ameixa selvagem
marty8801/iStock/Getty Images
Ameixeiras selvagens são árvores frutíferas sociáveis que se desenvolvem em locais densos. Não tão sociáveis com outras espécies, elas possuem espinhos para desencorajar visitantes a pegarem suas frutas.
Pereira selvagem
badmanproduction/iStock/Getty Images
Peras selvagens, como as maçãs selvagens, possuem espinhos. A pera é uma das poucas árvores frutíferas que, quando plantadas e permitidas a crescerem sem qualquer intervenção humana, sobrevivem facilmente sozinhas. Com um arsenal de espinhos para evitar colhedores invasores, não há segredo.
Acácia-de-três-espinhos
Jon Meier/iStock/Getty Images
Não a confunda com uma nuvem de gafanhotos, a acácia-de-três-espinhos possui tronco e ramos repletos de espinhos longos e afiados. Esta árvore produz frutos comestíveis, embora não sejam tão conhecidos como os cítricos ou maçãs. A polpa de seus frutos é doce como melaço e usada tanto como fonte de açúcar, quanto um ingrediente para fermentação caseira.
Sobre o Autor
I have an MFA degree in Creative Writing and am a published poet who has received several poetry awards. I have established a reputation as an environmental activist, both through the group I co-founded -- see alternativeone.org -- and through a series of op-ed pieces in Montana newspapers. I have written extensively on alternative energy, recycling and endangered species.
Créditos Fotográficos
fedsax/iStock/Getty Images