×
Loading ...

Quais são as características de personalidade das pessoas que se mudam com frequência?

As pessoas que se mudam com frequência possuem um conjunto de experiências diversas daquelas que permanecem em um só local por toda a vida. Elas apresentam algumas características muito benéficas, enquanto outras podem dificultar a vida social. Se você observar o comportamento de uma pessoa de maneira atenta, é possível dizer se ela vivencia essa experiência de mudança constantemente.

As pessoas que se mudam com frequência possuem um conjunto de experiências diversas daquelas que permanecem em um só local por toda a vida (Noel Hendrickson/Digital Vision/Getty Images)

Falta de participação no grupo

Segundo um estudo com 231 pessoas realizado na Universidade da Virgínia (EUA), as pessoas que se mudam com frequência envolvem-se menos nos eventos da comunidade. Estudantes com mais de duas residências anteriores eram menos propensos a participar em clubes ou esportes com os outros estudantes. Essa característica pode advir do fato que os indivíduos que se mudam constantemente não formam laços fortes com os membros da comunidade. O comportamento pode ser uma característica defensiva para protegê-los de dores emocionais, quando têm que deixar amigos para trás ao mudar novamente.

Loading...

Dificuldade de fazer amigos

As pessoas que se mudam com frequência podem apresentar mais sinais de timidez do que as pessoas que ficam dentro de uma comunidade por longos períodos. Mudar-se para um local cheio de gente com laços e amizades formadas anteriormente, nunca é uma tarefa fácil. É difícil penetrar nas panelinhas que já existem para tornar-se um membro do grupo. Isso pode fazer com que as pessoas que se mudam com frequência estejam menos dispostas a partilhar as suas ideias com os outros. Essa pode ser uma tentativa de se defender da rejeição dos membros preexistentes na comunidade.

Autoconfiança

Quando se vive a maior parte do tempo em uma comunidade com relacionamentos próximos, você pode não perceber o quanto depende de amigos e vizinhos. Viver isolado, sem ligações estreitas na comunidade, obriga a pessoa a ser autossuficiente rapidamente. Sem relações próximas, a pessoa que se muda com frequência não conta com familiares para prestar auxílio. Isso significa que ela pode estar confortável vivendo sozinha e é capaz de sustentar um estilo de vida independente.

Reconhecimento do seu "eu pessoal"

As pessoas que se mudam frequentemente preferem ouvir elogios sobre suas realizações pessoais em vez de suas conquistas sociais. Por exemplo, elas preferem um elogio sobre a independência pessoal, em oposição a um elogio sobre uma conquista recente realizada como membro do grupo. Isso ocorre porque essas pessoas tendem a considerar o seu "eu pessoal," a pessoa independente que é; mais do que considerar o seu "eu coletivo," a parte dele que contribui para a sociedade.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...