Quais são as causas de dor na ponta dos dedos das mãos e pés?

••• Image by Flickr.com, courtesy of Jökull Auðunsson

Pontas dos dedos das mãos e pés doloridos podem ter uma série de causas, de um nervo comprimido por sentar-se em uma posição por muito tempo para algo mais sério como uma doença. Se a dor voltar a ocorrer regularmente, consulte um profissional da saúde.

Visão de especialista

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Quando os vasos sanguíneos dos dedos das mãos e dos pés diminuem ou feridas gangrenosas aparecem perto das pontas dos dedos resultando em dor latejante, você pode ter síndrome de Raynaud. Geralmente causada pelo frio ou estresse emocional, a síndrome de Raynaud afeta principalmente as mulheres e "geralmente ocorre entre as idades de 20 e 40 em mulheres e, posteriormente, na vida dos homens", de acordo com o University of Maryland Medical Center.

Efeitos

Creatas Images/Creatas/Getty Images

Debilitante e prejudicial para as articulações com ou sem tratamento, a artrite psoriática causa inchaço dos dedos das mãos e pés, resultando em muita dor. Os dedos podem ficar permanentemente deformados, já que a artrite psoriática destrói os pequenos ossos dos dedos.

Tipos

Embora a causa seja desconhecida, a doença esclerodermia acontece com o excesso de produção de colágeno, a proteína fibrosa encontrada em ossos, pele e outros tecidos conjuntivos. Um dos sintomas da esclerodermia envolve feridas abertas, inchaço e dor nas pontas dos dedos das mãos e pés.

Identificação

Comstock/Comstock/Getty Images

A dor começa nos dedos das mãos e dos pés em alguns pacientes com câncer que iniciaram ou terminaram os tratamentos de quimioterapia, que sentem como se fossem pequenos choques elétricos e dor em queimação ou pontiaguda. Isto acontece quando a quimioterapia danifica o sistema nervoso, chamada de neuropatia, que pode levar um ano ou mais para melhorar.

Avisos

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Avise seu médico imediatamente se sentir dor nos dedos das mãos e pés devido a quimioterapia, para que tratamentos para dor possam começar a ser feitos imediatamente. Evite fumar se você tem a síndrome de Raynaud, uma vez que o hábito restringe o fluxo de sangue ainda mais.

Mais recentes

×