Quais são as causas de pelos brancos em cães jovens?

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images
O aparecimento prematuro de pelos brancos em cães é um problema comum. Normalmente ele não representa nenhum problema sério de saúde mas, em alguns casos, os cães podem precisar de cuidados especiais. A causa do aparecimento dos pelos brancos e os possíveis tratamentos devem sempre ser observados com cuidado.
Problemas genéticos
Esse é um dos fatores mais comuns que contribuem para o aparecimento prematuro de pelos brancos em cães. Pesquisadores descobriram que esse evento é mais comum em cães que tem a maior parte do pelo preto. Alguns cães que costumam apresentar o problema são os galgos, labradores, whippets, o Chesapeake Bay retrivier, dinamarqueses, borzoi e border collies. Nessas raças, a cor do pelo próximo ao focinho começa a ficar branca cedo e deve ser observada com atenção.
Problemas de saúde
Os pelos brancos são comuns em cães, mas seu aparecimento precoce pode ser devido a um problema de saúde que afeta a cor natural dos pelos e deixa o cão completamente grisalho. Na maioria dos casos, os cães também apresentam queda excessiva de pelos e eventualmente os fios ficam mais finos. Se o cão apresentar esse conjunto, leve-o ao veterinário. O uso de determinados shampoos e cuidados específicos com o cão podem melhorar muito o problema.
Água
É comum que cães de uma determinada área desenvolvam pelos brancos prematuramente. Se esse é o caso de seu cão, pode ser que a água consumida por ele esteja por trás do problema. Pesquisadores descobriram que água com altos teores de cloro e fluoretos pode afetar muito a saúde dos cães e levar ao aparecimento de pelos brancos.
Alimentos não-naturais
Esse é outro importante fator que contribui para o aparecimento prematuro de pelos brancos em cães. É comum que pessoas ofereçam grãos e vegetais para seus cães, o que pode estressar o pâncreas e o fígado. Cães são carnívoros, e é recomendado que eles sempre comam carne, que é bem digerida por eles. Gramíneas e bagas só são consumidas por cães como automedicação quando se sentem mal e não devem ser oferecidas com regularidade.
Referências
Recursos
Sobre o Autor
Nida Rasheed has been writing for online businesses since 2008. She specializes in topics such as health, fitness, pet care, travel and home improvement. Rasheed studied social sciences at Lahore University of Management Sciences.
Créditos Fotográficos
Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images