Quais são os cuidados com os dedos que ficaram presos na porta do carro?

Prender os dedos na porta do carro pode ser doloroso, mas existem tratamentos caseiros

Getty Images

Em algum momento da vida muitas pessoas passam pelo choque de prender os dedos ao fechar a porta do carro, ocasionando dor logo em seguida. Apesar de dedos muito feridos precisarem de atenção médica, ferimentos de menor gravidade podem ser tratados em casa com alguns procedimentos simples de primeiros socorros. Cuidar apropriadamente dos dedos afetados minimizará o desconforto e resultará em rápida recuperação.

Tratamento imediato

Para reduzir a dor e o inchaço, aplique uma bolsa de gelo na área afetada e mantenha sua mão elevada acima da altura do coração. Continue aplicando gelo a cada 20 minutos e pare com a aplicação sempre que houver dormência. Se não houver gelo disponível no momento, mergulhe os dedos em água fria para ter o mesmo efeito. Para aliviar ainda mais os sintomas, tome remédios não prescritos, como ibuprofeno, que reduz a inflamação, ou acetaminofeno, que reprime a dor e o latejamento.

Antes de fazer qualquer tratamento médico adicional, examine o dano em seus dedos para assegurar-se de que não há fraturas, como um aspecto "dobrado", rompimento do osso através da pele ou outras deformidades óbvias. Caso suspeite de fraturas, chame um médico. Talvez você precise de cuidado profissional.

Drenagem do sangue

Em muitos casos, o esmagamento dos dedos resulta em um hematoma subungueal, em que o sangue se acumula abaixo da superfície da unha e causa latejamentos incômodos. Se isso ocorrer, consulte um médico para drenar o sangue preso. O procedimento de drenagem, conhecido como trepanação, envolve a perfuração da unha atingida para criar um buraco por onde o sangue poderá sair. Se você esperar mais de 36 horas para fazer esse procedimento, ele não será eficaz, pois o sangue preso terá coagulado. Sua unha continuará a expelir o sangue por até três dias após a trepanação. Siga as instruções adicionais que seu médico recomendar, como aplicar pomadas desinfetantes para manter a área perfurada limpa.

Cuidado a longo prazo

Dedos esmagados podem continuar doendo por alguns dias após o incidente. Para evitar dores e danos futuros, mantenha-os enrolados em gaze e não use talas, a não ser que seu médico o aconselhe a fazê-lo. Se o ferimento resultar em fraturas ou pontos, talvez o médico prescreva antibióticos para prevenir infecção Siga sempre as instruções de dosagem e duração do tratamento.

As unhas que passam por traumas severos podem cair depois de um período de dias ou semanas. Se isso ocorrer, mantenha a pele exposta limpa. Dependendo de sua idade e alimentação, levará aproximadamente seis meses para a unha crescer novamente ao tamanho original.

Em alguns casos, as unhas ficam parcialmente ou totalmente pretas por causa do sangue seco abaixo delas. Isso é inofensivo e não necessita qualquer tratamento, mas você pode optar por usar esmaltes ou bandagens por motivos estéticos.

eHow Brasil
×