Como cuidar de uma unha caída de um dedo do pé

A onicomicose é causada por um fungo

Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images

O termo médico para uma unha que cai de um dedo do pé é onicoptose. Ele vem do grego, e significa, literalmente, "unha que cai". Um machucado ou a presença de um fungo são as causas possíveis deste problema que, aliás, não é incomum. Um tropeção ou bater com um dedo em alguma coisa são alguns dos acidentes que podem causar a queda de uma unha do pé. Já quando o caso é provocado por fungos, dizemos que há uma onicomicose. A onicomicose surge, em geral, quando o fungo consegue entrar na área através de um pequeno corte ou pancada.

Determine a causa da queda da unha

Step 1

Avalie a área da unha caída.

Step 2

Um sinal de machucado é a localização de um hematoma comum ou de um hematoma subungueal. O hematoma subungueal é doloroso e não deve ser confundido com uma unha roxa. Ele surge debaixo da unha e pode exigir que um médico atue para liberar o sangue acumulado.

Step 3

Se a unha estiver ficando amarelada, branca ou marrom, saiba que isto é sinal de fungo. A unha também fica mais grossa e quebradiça.

Tratamento para casos de fungo

Step 1

Limpe bem a área com sabonete e água morna.

Step 2

Seque.

Step 3

Aplique um antisséptico (cloreto de benzalcônio) uma ou duas vezes por dia. A unha nova deve crescer dentro dos próximos dois meses.

Step 4

Se a unha não crescer, consulte um dermatologista. O médico pode receitar um creme para tratamento local ou um medicamento via oral para combater a infeção. Em casos raros, talvez seja preciso fazer uma cirurgia para a retirada da unha e limpeza da área infectada.

Tratamento para casos de acidente

Step 1

Quando a unha cai devido a um acidente, ela, em geral, volta a crescer sozinha. Durante o processo de crescimento, tente não colocar pressão sobre a área afetada.

Step 2

Evite usar sapatos de bico fino e salto alto.

Step 3

Mantenha o pé sempre seco

Step 4

Se a sua unha não voltar a crescer ou se estiver encravando ao crescer, causando dor e parecendo estranha aos olhos, procure um médico.

×