×
Loading ...

Quais são as diferenças entre o manto superior e inferior da Terra?

A estrutura interna da Terra consiste de núcleo interno, núcleo externo, manto inferior, manto superior e a crosta. As diferentes camadas do interior da Terra são caracterizas por diferentes composições químicas, determinadas pela temperatura, pressão e densidade. Portanto, cada camada da parte interna da Terra tem propriedades físicas distintas.

O interior da Terra é um exemplo das estruturas complexas do Sistema Solar (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Temperatura

Conforme se direciona às camadas mais internas da Terra, a temperatura aumenta gradualmente. A crosta é mais fria do que o manto, que é mais frio do que o núcleo. O conceito de temperatura elevada de acordo com a profundidade, gera uma grande distinção entre o manto superior e inferior. A diferença de temperatura entre a parte mais externa do manto superior e a parte mais interna do manto inferior abrange 870 a 3.700 °C.

Loading...

Pressão

Quando o espaço diminui, a pressão aumenta. Como se pode imaginar, o espaço em uma esfera diminui de fora para dentro. Portanto, em profundidades maiores da Terra, a pressão aumenta imensamente. Esse conceito explica outra distinção entre o manto superior e inferior. A diferença de pressão entre a parte mais externa do manto superior e a parte mais interna do manto inferior cria dois estados diferentes. A parte mais externa do manto superior é sólida. Enquanto isso, do meio do manto superior até o manto inferior, a matéria é uma substância viscosa.

Densidade

Quanto mais profundamente se penetra na Terra, mais densa a matéria se torna. Do mesmo modo que dispositivos de flutuação boiam na superfície da água, a crosta terrestre flutua sobre o manto líquido. De modo similar, o manto líquido flutua sobre o núcleo externo, que flutua sobre o núcleo interno. A densidade do manto ao núcleo diminui por uma taxa de 30%.

Composição e propriedades físicas

Estendendo-se por 670 km, o manto superior consiste de peridotito e dunito, que são rochas ultrabásicas sólidas compostas por olivina e piroxênio. A rocha torna-se mais instável conforme se penetra mais profundamente no manto superior, até que se tornam uma substância pastosa como o plástico no manto inferior. O manto inferior estende-se, a partir da região abaixo do manto superior, por 2.900 km.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...