Quais são os efeitos de alimentos contaminados?

••• Microsoft Clip Art

A contaminação dos alimentos pode ocorrer da falta de higiene ao manusear a comida. Em alguns casos, pode haver alguma bactéria ou parasitas presentes no alimento. Cozinhar de forma inapropriada também pode levar à contaminação. Alguns alimentos são mais suscetíveis à contaminação como carne vermelha, frango, queijo, laticínios, ovos, peixe cru e mariscos. Os sintomas do consumo de alimentos contaminados incluem irritação no estômago, náusea, vômitos, cólicas abdominais, diarreia, febre e desidratação. Os sintomas podem aparecer tanto depois de 30 minutos ou de dias após o consumo. Alguns casos mais graves exigem internação.

Estômago irritado, náusea e vômitos

BananaStock/BananaStock/Getty Images

Estômago irritado, náusea e vômitos podem ser sinais de comida intoxicada. E.coli é uma bactéria comum quando a carne mal cozida, a água, o leite e os vegetais entraram em contato com o esterco. Pode ser também transmitida de pessoa para pessoa.

Cólicas abdominais

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Cólicas abdominais são geralmente acompanhadas com outros sintomas de contaminação dos alimentos. A salmonela é mais encontrada em ovos, laticínios, nas aves e em produtos de carne bovina.

Diarreia

James Woodson/Valueline/Getty Images

A diarreia é um sintoma que aparece em outras condições digestivas da comida contaminada. O Clostridium botulinum, espécie que causa o botulismo, pode ser encontrada em alimentos de conserva feitos em casa de forma inapropriada.

Febre

Comstock/Comstock/Getty Images

Se a febre está presente nos sintomas gastrointestinais, pode ser pela exposição à comida contaminada. A bactéria Clostridium perfringens está presente na carne, nas aves, nos molhos e alimentos que foram preparados um dia antes do consumo e que não foram reaquecidos da maneira correta.

Desidratação

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

A desidratação pode ocorrer como resultado dos vômitos e das diarreias muito intensos. A reposição de líquidos é fundamental para se recuperar da intoxicação.

Advertências

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Lave as mãos com frequência para se prevenir da intoxicação alimentar. Evitar a contaminação dos alimentos lavando os utensílios e áreas da cozinha também pode ajudar. Esteja certo de cozinhar todos os alimentos nas temperaturas apropriadas exigidas. A rápida refrigeração das sobras dos alimentos também é importante.

Mais recentes

×