×
Loading ...

Quais são as maneiras que você pode pegar doenças de um rato?

Atualizado em 20 julho, 2017

Um grande número de doenças pode ser transmitido para humanos por ratos e outros roedores, de acordo com o Centro de Controle de Doenças dos EUA. Síndrome Pulmonar por Hantavírus, Febre Hemorrágica com Síndrome Renal, leptospirose, Chorio-meningite linfocítica, peste, Salmonelose, Febre da mordida de rato e Tularemia são todas potencialmente carregadas por ratos e podem infectar humanos expostos. Elas podem ser dolorosas e perigosas, até mortais, se não são tratadas. Humanos podem pegar as doenças de ratos e outros roedores de várias maneiras.

Ratos podem ser bonitinhos, mas podem transmitir doenças a humanos (mouse image by timur1970 from Fotolia.com)

Contato direto com fezes e urina

Urina e fezes de ratos podem conter vírus e bactérias. Então, contato físico direto com dejetos de rato, especialmente por ferimentos abertos ou membranas mucosas, pode transmitir doenças a humanos. A ingestão de comida ou água contaminada por fezes e urinas também podem causar doenças. Síndrome pulmonar por Hantavírus, Tularemia, Salmonela, Leptospirose e febre da mordida de rato estão entre as doenças que podem ser contraídas dessa maneira.

Loading...

Contato indireto com fezes e urina

Uma maneira comum de se contrair vírus de ratos é ao respirar poeira que foi contaminada por fezes e urina. As partículas contaminadas são puxadas pelo sistema respiratório onde os vírus podem atacar. Chorio-meningite linfática,, tularemia e síndrome pulmonar por hantavírus estão entre as doenças que podem ser contraídas assim.

Mordidas e arranhões

Ratos podem carregar as bactérias e vírus das doenças em seus dentes, saliva e garras. Mesmo sendo incomum, a mordida e arranhão de um rato pode potencialmente transmitir doenças. Febre da mordida de rato, síndrome pulmonar por hantavírus e chorio-meningite linfática estão entre as doenças que podem ser contraídas assim.

Mordidas de insetos

Pulgas, carrapatos e mosquitos que se alimentam de ratos se dada a oportunidade podem virar transmissores da doença. Eles podem picar humanos e transmitir os vírus e bactérias que causam doenças em pessoas. Peste, por exemplo, é uma doença perigosa transmitida infamemente por roedores dessa maneira, assim como Tularemia.

Contato com carcaças

Algumas doenças ficam nos tecidos mesmo depois que o animal morre. Manusear a carcaça de um rato ou qualquer animal sem proteção pode transmitir doenças. Tularemia e peste podem ser contraídas dessa maneira.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...