×
Loading ...

Quais são as partes de um elevador?

Os elevadores existem a centenas de anos, mas trabalham em um princípio muito básico. Embora os conceitos básicos de engenharia do elevador não tenham se alterado significativamente ao longo das décadas, pequenos ajustes foram feitos para tornar a condução mais suave, e a eficiência foi aumentada usando sistemas de controle de computador para deixar o transporte mais rápido.

Elevadores usam a gravidade e a física para transportar pessoas nos edifícios (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Caixa de corrida e poço

A caixa de corrida sustenta as pessoas e objetos para o transporte e é envolto no poço do elevador. Elas podem ser de vários tamanhos, têm pelo menos uma porta e são puxadas para cima e para baixo usando um motor ou um sistema hidráulico. Elevadores motorizados são os mais comuns e oferecem melhores condições para a construção civil. Poços de elevador também contêm carris de guia para o próprio elevador, bem como para o contrapeso, os quais ajudam a reduzir a tensão sobre o motor do elevador.

Loading...

A roldana e o motor

Elevadores motorizados são levantados e abaixados por meio de cordas de aço que são ligadas à cabina do elevador, como um contrapeso. O contador simula o peso da cabina de elevador, a 40% de capacidade, a fim de ajudar a reduzir a tensão total do motor. A roldana é simplesmente uma polia que move a corda para levantar e abaixar o elevador. O motor move a polia na direção em que o elevador precisa ir para transportar passageiros para cima e para baixo.

Unidade de controle

A unidade de controle se situa tanto com o motor quanto com a roldana na cabine de controle, geralmente localizada acima do poço do elevador. Ele recebe o sinal de controle de cada piso e traduz isso para movimentos do motor, para cima ou para baixo. Quando a cabina do elevador chega ao seu destino, o controle recebe um sinal para pará-la e permitir que os passageiros entrem e saiam. A unidade de controle também tem um computador embutido para monitorar os padrões da viagem e as instruções específicas que são programadas para ele sobre locais de descanso e prioridades de chamada.

Contrapesos e calhas

O contrapeso é utilizado para reduzir a tensão sobre o motor, uma vez que é criada uma energia constante, que pode ser usada para levantar ou abaixar a cabina do elevador similar à ação de um balanço infantil. O motor utiliza o contrapeso ou a cabina do elevador para impelir a caixa de corrida em ambas as direções. As calhas estão no lugar tanto para a caixa de corrida quanto para o contrapeso, com a função de mantê-los balanceados, criando assim uma corrida suave em qualquer direção.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...