×
Loading ...

Quais são os pontos positivos e negativos da mídia social?

A mídia social é a próxima grande evolução da internet após o surgimento do Google. A criação de sites como o Digg, YouTube, Flickr e outros deram origem à nova era da internet, e a ascensão do Facebook e Twitter cimentou a importância da web social. Estes sites são incluídos como parte da categoria "Web 2.0", referindo-se à evolução da internet, que é principalmente orientada para o utilizador.

Os valores tradicionais do jornalismo estão mudando, em parte devido aos meios de comunicação social (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Positivo: honestidade

Uma das coisas positivas sobre a mídia social é que ela promove um ambiente de honestidade. As empresas que estão acostumadas a manipular os clientes através de meios de comunicação tradicionais, simplesmente não podem fazê-lo através de mídias sociais. Quando os clientes são livres para criar, comentar e responder sobre o conteúdo existente, refutar e oferecer contestações, cria-se uma atmosfera de responsabilidade em toda a rede. Ela também permite às pessoas que postam conteúdo receber feedback aberto e imediato de telespectadores ou leitores.

Loading...

Positivo: mídia democrática

A comunicação social cria uma mídia essencialmente democrática com histórias que são populares, em que as pessoas estão interessadas e dão apoio espalhando e tornando mais popular, não deixando cair facilmente no esquecimento. Isso nem sempre fornece informações perfeitamente precisas, mas traz os princípios básicos da democracia para a difusão de informações online. Jessica Clark, da American University, reconhece que esse modelo incentiva as pessoas a buscar transparência e abertura, uma clara vantagem para o meio.

Negativo: informação errada

Um dos perigos potenciais da mídia social é a rápida disseminação de informação errada durante uma crise ou investigação legal. Depois de uma situação de reféns no final de 2010 no Colégio Marinette, o procurador do distrito local, Allen Brey, falou sobre como uma grande quantidade de informações falsas que estavam se espalhando rapidamente entre os sites de mídia social imediatamente após o incidente. Ele falou sobre como, apesar da informação viajar rapidamente, ela não é substituta para uma investigação adequada e um relatório, e está propensa a especulação e erros.

Negativo: uso dentro de uma empresa

A maioria das empresas estão experimentando algum tipo de política de mídia social a fim de promover os seus negócios para esse público massivo online. No entanto, ao fazer isso, a empresa corre alguns riscos. Se os funcionários não estão devidamente informados sobre os procedimentos e políticas dentro da empresa, é possível que eles postem informações confidenciais ou que poderiam fornecer vantagens para os concorrentes. Os funcionários também devem ser treinados para que nenhuma informação que pertence aos clientes jamais seja enviada para portais de mídia social.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...