Qual o significado dos símbolos usados na comunhão cristã?

Photos.com/Photos.com/Getty Images
A comunhão cristã refere-se tanto à unidade dos cristãos e de suas várias igrejas como à celebração da Eucaristia. A Eucaristia é um rito de adoração em muitas seitas cristãs que recria a cerimônia da Última Ceia, em que Jesus instruiu seus seguidores a cultuá-lo através da partilha de pão e vinho. Os cristãos celebraram a Santa Comunhão desde o primeiro século da era cristã, portanto, há uma longa história de simbolismo associado ao ritual.
O pão
Alguns afrescos de catacumbas do século 2 e 3 revelaram como os primeiros cristãos simbolizavam a comunhão. O símbolo mais comum era uma mesa com sete pães em cima. Tal como acontece com os sete pecados capitais, os sete sacramentos e os sete frutos do Espírito Santo, o número sete representa a completude. Os pães representavam o pão que foi compartilhado durante o culto, em que acredita-se incorporar a essência do corpo de Cristo, assim como a milagrosa multiplicação dos pães.
O peixe
O símbolo "Ichthys" era um sinal genérico do Cristianismo, mas foi colocado ao lado dos pães para recordar a "multiplicação dos pães". No Evangelho de Mateus, é dito que Jesus milagrosamente alimentou uma enorme multidão com apenas um pequeno número de peixes e pães. Os primeiros cristãos se basearam nisso em um paralelo à partilha e ao sustento em comunidade na forma da Eucaristia.
O cálice
Os afrescos das catacumbas de um período posterior contaram com a adição de um cálice, juntamente com os pães. O cálice representava a partilha do vinho que se diz ser o Sangue de Cristo. Ele também foi usado como um lembrete do primeiro milagre de Jesus em Canaã. Conta-se que, em um casamento, Jesus transformou água em vinho. Como a arte religiosa foi tornando-se mais metafórica, uvas e trigo foram, às vezes, usados no lugar dos pães e do cálice.
O tabernáculo
O Tabernáculo original era uma tenda, descrita no Êxodo, que guardou a Arca da Aliança. Os tabernáculos contemporâneos são caixas presentes em igrejas católicas, ortodoxas e em algumas igrejas protestantes que empregam a Eucaristia consagrada. Desse modo, as representações de uma tenda podem ser usadas como uma sinédoque para a comunhão. Assim como acredita-se que o Tabernáculo do Êxodo contenha a presença de Deus na forma da Arca, os tabernáculos cristãos contêm a presença de Deus na Eucaristia.
Letras gregas
Os símbolos mais comuns que são empregados em tabernáculos e hóstias (uma farinha prensada fina, consagrada para criar a Eucaristia) incluem dois monogramas gregos: XP e IHS. XP é, na realidade, Chi-Rho e IHS representa as letras Iota, Eta e Sigma. Estes monogramas são usados para lembrar aos cristãos dos primeiros dias do cristianismo, quando estes faziam seus cultos principalmente em grego. XP, muitas vezes combinados em um único símbolo, é a abreviação de "Christos" (Cristo), enquanto IHS é a abreviação de "Iesos" (Jesus).
Referências
Sobre o Autor
Tom Pace has been writing since 2000. His work has been featured by websites such as I-Mockery and his first book was published by Virtual Bookworm in 2005. Pace has been trained to coach students preparing for the GRE. He is pursuing a Bachelor of Arts in religious studies at the University of Chicago.
Créditos Fotográficos
Photos.com/Photos.com/Getty Images