Quais são os riscos de trabalhar com acetona

Sempre siga as normas de segurança ao lidar com produtos químicos

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

A acetona é um produto químico usado em várias situações do dia a dia, especialmente como solvente para esmaltes e outros vernizes. Ela é tão comum que é encontrada na corrente sanguínea. A acetona é um líquido transparente, embora tenha um odor forte, doce e, de algum modo, frutal. Apesar de sua onipresença, esse líquido não deve ser manipulado sem algumas precauções.

Inflamabilidade

A acetona é um líquido extremamente inflamável e combustível à temperatura ambiente. As chamas podem percorrer o vapor de acetona no ar e se dirigir ao líquido em si. O vapor desse produto químico pode se acumular em um espaço confinado, o que pode aumentar o risco de ignição. Mesmo quando diluída em água, uma solução de acetona pode ainda ser inflamável.

Irritação da pele

O contato direto com a acetona normalmente não é severo e não é, de maneira alguma, irritante ou de irritação moderada. Em um estudo feito pelo Canadian Centre for Occupational Health and Safety, voluntários que se expuseram à acetona por 90 minutos apenas sentiram uma irritação branda. Existe muito pouco risco de absorver acetona por meio do contato com a pele intacta.

Contato com os olhos

Apesar da acetona não ser tão irritante para a pele, ela é extremamente irritante para os olhos. Estudos citados pela CCOHS têm demonstrado danos às córneas devido ao contato com a acetona líquida, embora esse dano seja completamente curado em 48 horas. Em pelo menos um caso, um embaçamento permanente da córnea foi relatado. No entanto, ele foi decorrente de uma exposição prolongada à acetona. O vapor de acetona pode ser irritante, embora não cause, normalmente, danos.

Ingestão

Os efeitos da ingestão de acetona são extremamente severos: se engolida, ela geralmente causa a sensação de embriaguez. Ingerir acetona pode ser perigoso se ela for inalada diretamente para os pulmões durante a ingestão. Vomitá-la pode causar uma lesão mortal aos pulmões.

Efeitos a longo prazo

Nunca foi demonstrado que a acetona cause câncer. A exposição a longo prazo à pele pode levar a uma dermatite -- pele seca e irritada. Pesquisadores citados pelo CCOHS não provaram quaisquer efeitos colaterais extremos da exposição ao vapor de acetona. No entanto, segundo o CCOHS, não existem muitos estudos conclusivos sobre essa exposição a longo prazo.

eHow Brasil
×