Quais os riscos de detergente em alimentos?
Cleaning materials image by TekinT from Fotolia.com
Os alimentos podem ser contaminados por uma série de coisas na cozinha, e o detergente é uma delas. Ele podem causar vários efeitos negativos se for ingerido. Alimentos com vestígios de detergente podem afetar pessoas de diferentes idades de diferentes maneiras, portanto é importante conhecer os sintomas associados à ingestão dessa substância para que ela possa ser diagnosticada quando ocorrer.
Envenenamento
De acordo com o site Mamashealth.com, detergentes usados em máquinas de lavar louças são a causa mais comum de envenenamentos domésticos. Tanto o detergente em pó quanto o líquido podem deixar vestígios em pratos onde serão servidos alimentos. O detergente pode então ser absorvido pela comida nos pratos e envenenar a pessoa que comer. Isso ocorre ainda mais rápido em alimentos servidos quentes, o que permite um processo ainda mais rápido de absorção da substância pela comida. Pratos tirados da máquina devem ser inspecionados para verificar resíduos e, quando necessário, lavados e secos novamente.
Efeitos colaterais cumulativos
Em doses pequenas, os detergentes podem envenenar o corpo lentamente ao longo do tempo, de forma que você não perceba imediatamente. O cloro presente nestes produtos pode acumular em seu organismo, reduzindo a função do fígado e causando amarelamento da pele e dos olhos. Sardas podem começar a aparecer com mais frequência na pele e o corpo pode absorver metais ingeridos mais facilmente, como cádmio, por exemplo, que em grandes quantidades pode culminar no envenenamento do sangue. São necessários alguns anos de ingestão constante para se observar estes efeitos graves, mas nenhuma quantidade de veneno é saudável.
Envenenamento de animais de estimação
Se as tigelas de seus animais de estimação forem lavadas na máquina e acumularem resíduos de detergente, eles podem ser envenenados da mesma forma que os humanos. No entanto, os efeitos e danos no organismo animal são muito mais graves, pois seus fígados menores não são capazes de processar ou armazenar a mesma variedade de substâncias quanto o fígado humano. Um animal que estiver vomitando ou se recusando a comer pode ser um bom indício de que houve um excesso de detergente em sua lava-louças. Isso pode significar que há algo errado com a própria máquina, que pode não estar distribuindo o detergente adequadamente.
Referências
Sobre o Autor
Hailing from Austin, Texas, Daniel Westlake has written under pen names for a myriad of publications all over the nation, ranging from national magazines to local papers. He now lives in Los Angeles, Calif. but regularly travels around the country and abroad, exploring and experiencing everything he can.
Créditos Fotográficos
Cleaning materials image by TekinT from Fotolia.com