Formação de cheiro de amônia em alimentos

A amônia pode manter sua casa limpa, mas talvez você não queira que os seus alimentos apresentem seu odor

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

A amônia é um limpador para uso doméstico e industrial que possui um cheiro desagradável e amargo. Às vezes, alguns alimentos apresentam um odor parecido, o que pode ser uma parte natural do seu processo de fabricação ou indicar que há sérios problemas com a qualidade do alimento. Sentir um cheiro parecido com o da amônia sem que ele realmente esteja presente, pode ser um sintoma de problemas de saúde.

Tratamento com amônia

Alguns processadores de comida tratam carnes com amônia para matar bactérias como a E. coli e a salmonela. A amônia não está listada nas etiquetas desses produtos porque é um agente utilizado no processamento e não na fabricação do alimento. Ainda que isso possa afetar o gosto e o cheiro do alimento, não é considerado uma preocupação para a saúde. Já foi comprovado pela Administração de Alimentos e Medicamentos, um órgão governamental dos Estados Unidos semelhante a ANVISA, que é seguro utilizar a amônia dessa forma.

Deteriorização

Alguns queijos, carnes e frutos do mar podem apresentar um odor semelhante ao da amônia quando estão estragando. Isso acontece devido à decomposição das proteínas, gorduras e carboidratos, mas não quer dizer, necessariamente, que esses alimentos estão impróprios para o consumo. No entanto, o odor e o sabor do alimento podem estar comprometidos se a comida crua apresentar um cheiro muito forte de amônia, então é uma boa ideia descartá-los se já estiverem há algum tempo em sua geladeira. Se o alimento foi comprado recentemente e o cheiro aparecer antes da data de vencimento, você pode retorná-lo à loja.

Fermentação

O cheiro de amônia também pode estar presente em alimentos fermentados. O "tempeh", por exemplo, é produzido a partir de grãos de soja fermentados e, às vezes, um odor parecido com o da amônia é detectado nele. Isso é normal em comidas fermentadas e o processo de preparo no calor geralmente ajuda na remoção do cheiro. Outras comidas fermentadas, como o "hongeo" coreano e o "hakarl" islandês, também apresentam cheiros fortes de amônia. O "hongeo" é feito de arraia crua servida com "kimchi", costela de porco e vinho branco. O "hakarl" é carne de tubarão fermentada e é considerado um prato fino na Islândia.

Problemas de saúde

Perceber um cheiro de amônia em comidas sem que ele esteja realmente presente, pode ser um sintoma de sinusite ou de ansiedade. Se você acha que o alimento apresenta odor de amônia, pergunte a outras pessoas se elas sentem o mesmo. Se você sente o cheiro constantemente e ninguém mais o percebe, consulte um médico que possa transferi-lo para especialistas capazes de detectar a causa desse sintoma.

eHow Brasil
×