×
Loading ...

Quais são as teorias de conflito social?

Teoriza-se que o conflito social ocorre quando existe um desequilíbrio no que diz respeito a dinheiro, recursos ou poder. O conflito pode acontecer em qualquer cenário — global, industrial ou familiar. Embora a pesquisa e estudos de caso possam reportar os detalhes de como, quando, por que e onde um conflito social se iniciou ou continua, as razões por trás deles e as ações de grupos sociais geralmente cairão em uma das três categorias a seguir.

A guerra é um conflito social (anti-war image by Gina Smith from Fotolia.com)

Teoria do conflito

A teoria do conflito tradicional mostra as ideias sobre conflitos que surgem entre "teres" e "não teres" de uma sociedade ou país, normalmente categorizando-os em uma luta de classes como a "Teoria do conflito entre elites e massas de Gaetano Mosca", segundo o livro "A Dictionary of Sociology" ("Dicionário de Sociologia"). Os teoristas do conflito esperam que "a busca dos interesses" gere um conflito e enxergam isso "como aspectos normais da vida social, em vez de ocorrências anormais ou disfuncionais". Um exemplo desse tipo de conflito é quando um sindicato discute com a diretoria sobre compensação trabalhista.

Loading...
A exigência dos trabalhadores por melhores salários pode entrar em conflito com a decisão da empresa (scaffolding workers image by Greg Pickens from Fotolia.com)

Teoria do conflito realístico

Esta teoria trata das relações de grupo envolvendo competição por recursos limitados. "A teoria do conflito realístico se constrói sobre a observação de que, em casos onde o ganho de um grupo depende da perda de outro, a competição intergrupo tende a aumentar", afirma o "Dictionary of the Social Sciences" ("Dicionário de Ciências Sociais"). Em contrapartida, quando o ganho mútuo é possível, a competição entre grupos tende a diminuir. Pense nos desafios enfrentados por comunidades racionando água potável durante uma seca. Um exemplo em vida familiar pode existir quando duas crianças querem brincar com o mesmo brinquedo.

Os animais lutam por território e poder (Puppies Play Fighting image by Tourmalet06 from Fotolia.com)

Teoria do jogo social

As palavras "teoria dos jogos" podem fazer você pensar em eletrônica, mas é um tipo de teoria de conflito social. "O livro ‘The Theory of Games and Economic Behavior’ ('Teoria dos Jogos e Comportamento Econômico', 1947), de John von Neumann e Oskar Morgenstern, é geralmente considerado o texto fundamental da teoria dos jogos", segundo o Dictionary of the Social Sciences, envolvendo abordagens não cooperativas e cooperativas. A teoria dos jogos "investiga o comportamento estratégico dos tomadores de decisão cientes de que suas decisões afetam uns aos outros", afirma o Dictionary of the Social Sciences. Essa teoria de conflito social se distingue pela análise e estratégia dos grupos sociais envolvidos que tentam prever as ações e reações uns dos outros. Um exemplo da teoria dos jogos é quando um País A faz um acordo com o País B, o que faz com que um País C coopere com seu inimigo de longa data, o País D, que aliena o País E, e assim por diante.

A estratégia está envolvida nos conflitos sociais globais (world-map image by Cristina Cazan from Fotolia.com)
Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...