Quais são os tipos de adagas, punhais e stilettos

Creatas/Creatas/Getty Images
Adaga, punhal e stiletto são todos nomes de pequenas facas que foram populares na Idade Média e na Renascença. Embora eles compartilhem o comprimento de lâmina, todas as três são facas que vêm de diferentes regiões geográficas: Escócia, Franca e Itália, respectivamente. Cada faca foi desenvolvida para um propósito diferente e com diferentes necessidades com o passar do tempo. Antes do desenvolvimento de armamento pesado, adagas e outros tipos de punhais eram usados para cortar e, após a implementação da armadura, punhais e stilettos foram mais usados para perfurar.
História da adaga
A adaga é uma lâmina escocesa tradicionalmente portada pelos escoceses das terras altas. Seu propósito principal e o uso mais comum para uma faca era para o corte do dia a dia, embora também pudesse ser utilizada como arma, se necessário. A maioria das adagas possui só uma lâmina, ou seja, apenas uma lâmina era afiada. O renascimento do costume escocês nos anos de 1700 levou a adaga a fazer parte da vestimenta tradicional das terras altas. Hoje, a maioria das adagas é cerimonial e não possui lâminas afiadas.
História do punhal
O punhal é uma adaga leve com uma lâmina forte e reforçada. Feita na França nos anos de 1500, o nome "poniard" (inglês) surgiu de uma variante do francês "ponignard". Punhais são feitos principalmente para esfaquear e perfurar, com guardas largas e normalmente um anel lateral estendendo-se sobre o cabo para proteger a mão. As lâminas do punhal não são afiadas e possuem normalmente ranhuras no corpo da lâmina, adicionando mais densidade a ela e facilitando que seja de uso simples para perfurar.
História do stiletto
Stilettoa são facas curtas com lâminas fortes, finas e pontiagudas. Feitos exclusivamente para perfurar, stilettos não possuem lâminas, mas costumam usar lâminas triangulares ou em forma de quadrado para uma penetração mais forte. Originalmente feitos na Itália, o uso principal era para perfurar através dos anéis de uma cota de malha e pontos fracos de armaduras.
Semelhanças
Todas as três facas podem ser utilizadas como armas de aparo em conjunto com uma espada larga. O punhal e o stiletto foram bastante utilizados em conjunto com o florete em combates pessoais, enquanto a adaga foi utilizada como arma de aparo com espadas de duas lâminas.
Referências
Sobre o Autor
Michael Belcher has been a public relations professional since 2008 working for university groups and volunteer groups. He has a Bachelor of Science in journalism from Murray State University and is in Dublin, Ireland to finish a Master of Science in mass communications.
Créditos Fotográficos
Creatas/Creatas/Getty Images