Por que uma faca de chef de cozinha tem aberturas?
Personal Collection; varied styles and brands of knives
Facas têm variados formatos, tamanhos, estilos e modelos, tanto por motivos técnicos quanto por estética. Uma faca pode ser usada para cortar, fatiar, fazer cubinhos, descascar, ralar, distribuir e assim por diante. Porém, facas específicas são usadas para tarefas específicas e tornam alguns trabalhos mais fáceis. As facas têm aberturas e buracos porque ficam bonitas, mas também porque o fluxo de ar através da faca permite ao usuário fazer cortes mais limpos. Embora o formato e o design de cada faca seja destinado a um trabalho específico, cabe ao usuário determinar suas preferências. Sinta quais ferramentas você mais usa e o que funciona melhor para você.
Estilos de faca
Um estilo de uma faca se deve tanto à aparência quanto ao auxílio ao usuário no trabalho. Cozinheiros escolhem suas facas baseando-se na qualidade, usos, conforto e estilo — cada lâmina é desenhada para um propósito ou tarefa. Lâminas planas, arredondadas ou curvadas estão normalmente em facas de chef ou facas universais e são usadas para criar um ritmo, balanço ou fluxo para cortes de todo tipo. Lâminas serradas permitem um movimento de serrote para cortar pães, sanduíches e outros com facilidade em vez de pressão. Facas "scimitar", com uma lâmina longa e curvada, são usadas mais para trabalhos com carnes. Há facas para ossos, facas curtas, facas para sushi, facas para ostras, cutelos e muitos outros tipos e variedades diferentes. Cabe ao cozinheiro decidir que faca é mais apropriada baseando-se no estilo, conforto e tarefa em mãos.
Aberturas nas facas
Facas com aberturas, "ocas" ou com buracos, criam uma facilidade de corte pela redução do atrito. O espaço vazio entre o objeto cortado e a lâmina cria uma transição suave e um corte igual, e permite que a comida caia longe da lâmina. Às vezes, uma faca aberta é escolhida por motivos especificamente estéticos, por ser mais bonita. Porém, ela serve para evitar que a comida grude na lâmina enquanto é feito o corte, permitindo um movimento mais fácil e rápido.
Materiais
Facas são produzidas e desenhadas há milhares de anos, progredindo à medida que novos usos foram descobertos e novos materiais se tornaram disponíveis. Originalmente feitas de pedra, ossos e madeira, a faca de cozinhar era muito parecida com a faca de caça ou de construção. As facas subsequentes eram feitas de metais mais fortes como o ferro, o cobre ou o bronze, comparáveis à adagas ou espadas. Mais recentemente, lâminas começaram a serem feitas de titânio, aço inoxidável com alta concentração de carbono, aço inoxidável, alumínio, cerâmica e plástico.
Marcas
Há muitas marcas diferentes de facas para se escolher e o usuário deve decidir qual vai usar. Algumas das marcas mais proeminentes são Henckels, Wüsthof, Mac, Victorinox, Forschner, Global e Timberline.
Considere a funcionalidade, o preço, o conforto, os custos de manutenção e as tarefas que você vai executar com as facas. Certifique-se de que você segure as facas e pratique o uso delas para perceber o que fica melhor nas suas mãos. Facas Global, por exemplo, são feitas de um pedaço de metal forjado e têm cabos feitos para segurar a mão durante o uso. Há também muitos tipos, formatos e materiais diferentes em cabos e, às vezes, estes podem ser mais importantes para o usuário que a lâmina.
Considerações
A manutenção é um dos componentes chave à vida útil da sua coleção de facas. Mantenha-as afiadas para resultados melhores! Você não quer escorregá-la e se cortar, fazer cortes desiguais, esmagar a comida contra a lâmina ou causar danos desnecessários a sua comida ou lâmina. Certifique-se de que sua lâmina esteja balanceada, que ela seja guardada com cuidado e apropriadamente, limpa e seca à mão e que ela seja usada em superfícies corretas (pranchas de corte, etc) para evitar danos.
Você deve ter no mínimo quatro facas básicas — uma faca de chef, uma faca universal, uma faca de aparar e uma faca de serra. Você pode executar quase qualquer tarefa com essas facas. Todo o resto depende do usuário, então encontre o que funciona melhor para você.
Referências
Sobre o Autor
Based out of Phoenix, Abigail Smestad has been a freelance writer for over six years. She graduated from the University of New Hampshire with a Bachelor of Arts in English and journalism, where she was lead writer and editor of the university magazine. She has contributed human interest and health articles to the "Lowell Sun," the "Portsmouth Herald," Valley Publishing, and Demand Studios.
Créditos Fotográficos
Personal Collection; varied styles and brands of knives