Quais são os tipos de nervuras das asas de insetos?
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
Apesar de nervura apresentar diversos significados, na zoologia ela representa os padrões das veias que estão situadas nas asas dos insetos. Em adição com outras características, a nervura das asas é um princípio utilizado para categorizar os insetos em classificações científicas ou em taxonomias. Os diferentes tipos de nervuras são identificados, principalmente através do método denominado Sistema de Comstock-Needham. Esse sistema apresenta as descrições detalhadas dos padrões das nervuras. Essas, por sua vez, auxiliam na distinção das espécies de insetos.
Identificação básica de nervuras
A identificação básica das nervuras das asas através do sistema de Comstock-Needham inclui a rotulação das mesmas em costal, pré-costal, subcostal, radial, medial, cubital, anal e jugal. A numeração suplementar e a codificação por letras também é utilizada para destacar os detalhes adicionais das nervuras.
Costal, pré-costal e subcostal
Costal é a nervura situada na extremidade principal das asas do inseto. Ela é marginal, forte e não-ramificada, estendendo-se até o ápice da asa. A pré-costal é a nervura que se funde com a costal e é, na maioria das vezes, irreconhecível. A subcostal é a segunda nervura longitudinal, também sendo conhecida como parte posterior subcostal. Essa nervura é fundida com a nervura radial nas asas da maioria dos membros do grupo de insetos Hemiptera.
Radial, medial e cubital
A radial é a terceira nervura que possui até cinco ramificações, geralmente envolvendo grande parte da região apical da asa. A nervura radial é a mais forte nas asas de um inseto. A medial é a quarta nervura longitudinal e possui até quatro ramificações. A cubital é a quinta e possui até três ramificações.
Nervura anal e jugal
As anais são nervuras não-ramificadas que estão situadas atrás da cubital, algumas vezes separadas pela dobra anal. A jugal representa pequenas nervuras na região jugal, sendo encontrada apenas nas asas dos insetos pertencentes ao grupo Neoptera.
Identificação dos insetos.
Quando estiver identificando um inseto pela nervura na asa, as configurações individuais das mesmas devem ser analisadas. Exemplos da análise da configuração generalizada das nervuras de uma cigarra e um gafanhoto estão apresentados abaixo.
Cigarra
As asas posteriores e anteriores de uma cigarra são membranosas, com nervuras que incluem: costal estando situada na margem da asa principal. Na asa posterior, a nervura costal se estende até o nó e se encontra próxima às nervuras subcostal e radial, as quais se fundem ao nó. As ramificações mediais formam de M1 a M4.
Gafanhoto
As asas posteriores de um gafanhoto são resistentes e opacas, enquanto suas asas traseiras são membranosas. A nervura nessa espécie ocorre de tal forma que a nervura costal não é ramificada na região marginal tato das asas posteriores quanto anteriores. Há a presença de ramificação da nervura radial em ambas as asas.
Referências
- Encyclopedia.com: Um dicionário de zoologia; Nervuras; Michael Allaby; 1999 [em inglês]
- Brisbane Insects: Asas de insetos [em inglês]
- North Carolina State University, Department of Entomology - Entomologia Geral ENT 425; "Anatomia externa - asas"; John R. Meyer; 2007 [em inglês]
- Florida A&M University Program Sites; “Developmental basis for vein pattern variations in insect wings”; Jose Celis, etc. [em inglês]
Sobre o Autor
Andrea Sigust began writing professionally in 1994, authoring user-friendly manuals, reference guides and information sheets while working at a hospital. After years of working in industries ranging from health care to telecommunications, Sigust became a writer. She specializes in the sciences and holds a Bachelor of Science in journalism from the University of Maryland.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images