Características de samambaias, gimnospermas e angiospermas
Visage/Stockbyte/Getty Images
As plantas são classificadas de acordo com sua forma de reprodução. Angiospermas e gimnospermas se reproduzem através de sementes, embora de formas diferentes. Diversas variedades de samambaias se reproduzem através de esporos em vez de sementes. Elas plantas podem ser encontradas por todo o mundo, exceto locais com temperatura abaixo de zero, como as tundras árticas.
Samambaias
Samambaias são encontradas em uma grande variedade de tamanhos. Algumas têm 2,5 cm de altura e outras crescem até 20 metros. O ciclo de vida da samambaia possui duas fases. Essa propriedade é denominada alternância de gerações, caracterizada por duas fases, assexuada e sexuada. Na fase assexuada, a samambaia é chamada pelos botânicos de esporófito. Nesse estágio, as folhas produzem esporângios, manchas escuras que se encontram na parte inferior das folhas. Uma vez que a planta amadurece, milhares de esporos são liberados do esporângio para serem carregados pelo vento até caírem em solo fértil, dando início à fase sexuada do vegetal. Nela, a samambaia é denominada gametófito. Por ser um período rápido, dificilmente é perceptível. Nessa fase, ocorre o desenvolvimento das estruturas reprodutivas femininas e masculinas da planta.
Gimnospermas
As gimnospermas são plantas que produzem sementes. As sementes são originadas de estruturas em forma de cone, e não no interior de uma fruta. O nome "gimnosperma" deriva da palavra grega que significa "semente nua". Acredita-se que gimnospermas evoluíram a partir das samambaias primitivas, que, em certo ponto, produziram sementes. A maioria das gimnospermas são coníferas, como os pinheiros, o abeto, o cedro e o zimbro. Outros tipos conhecidos são chamados de cicas, e a única espécie exemplar dessa classe é o ginkgo. Muitas árvores e arbustos são classificados como gimnospermas.
Angiospermas
Angiospermas são as plantas com flores, que produzem as suas sementes através de flores e frutos. O nome vem das palavras gregas que significam "receptáculo" e "semente". Acredita-se que são as mais evoluídas do reino vegetal. A maioria das plantas do mundo pertencem a essa classificação, incluindo todos os vegetais comestíveis consumidos por humanos e animais.
Importância
As plantas apresentam diferentes formas de alternância de gerações. Muitos cientistas acreditam que a progressão de esporos para sementes representa a evolução do gametófito, que se mantém associado à planta progenitora em vez de crescer de forma independente. Essa progressão originou as sementes em gimnospermas e angiospermas. Dentro das sementes, há um esporófito embrião que se desenvolve em um esporófito maduro.
Referências
Sobre o Autor
Gemma Craig began writing in 1993, expanding to various websites in 2007. She writes about interior decorating and design, travel, film, literature, technology and consumer electronics. Craig's work has been published in "Spinner," "USA Today" and numerous regional newspapers.
Créditos Fotográficos
Visage/Stockbyte/Getty Images