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Quais as vantagens e desvantagens de fazer alongamento?

O alongamento é uma atividade geralmente associada com o início ou finalização de um exercício. Ele é incorporado em determinadas rotinas, especialmente a ioga, mas também em exercícios de tonificação e fortalecimento dos músculos do core. Embora existam muitos benefícios no alongamento, é importante reconhecer que também há desvantagens. Saiba como evitar as desvantagens e descubra uma maneira saudável e segura de se alongar.

Alongue antes dos exercícios para aquecer os músculos e tendões (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Vantagem: flexibilidade

Alongar desenvolve mais flexibilidade, o que é importante para a realização de uma vasta gama de movimentos e minimização da rigidez muscular. De acordo com o site "American College of Sports Medicine", sempre antes de executar um exercício aeróbio ou de levantamento de pesos, será benéfico alongar os principais grupos musculares do corpo por 10 minutos. Realize várias extensões e repita-as algumas vezes. Fazer isso dia após dia tornará a pessoa mais flexível, o que pode ajudar a melhorar o seu desempenho atlético.

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Vantagem: diminuição do risco de se lesionar

O alongamento diminui o risco de lesões físicas. Quando seus músculos estão tensos, o alongamento é uma solução para deixá-los relaxados. Isso é importante para a prevenção de lesões, pois músculos rígidos e articulações sobrecarregadas podem se ferir mais facilmente se não houver cuidado durante o exercício. De acordo com o site Mayo Clinic, um tendão de Aquiles tenso que nunca é alongado pode desenvolver tendinite com o passar do tempo.

Vantagem: postura

Alongar ajuda a ter uma melhor postura. Aliviar a tensão e rigidez nos músculos e articulações permite que o seu corpo se realinhe e mantenha uma postura ereta, em vez de se curvar devido à tensão muscular. Praticar alongamento com regularidade pode manter seu corpo reto, prevenindo curvaturas em suas costas desnivelamento dos ombros.

Desvantagem: lesões

Você precisa ter cuidado ao alongar seus músculos e articulações, pois esticar demais pode provocar lesões ou dor. Jamais se deve alongar até sentir dor. É especialmente importante ter cuidado quando houver uma lesão pré-existente ou alguma dor em seu corpo. Alongar uma área lesada é algo que deve ser praticado por um profissional, como um fisioterapeuta ou um quiroprático, pois existe o risco de agravamento da lesão. Além disso, o site Mayo Clinic informa que, ao se alongar, as pessoas não devem se movimentar e balançar, pois isso pode causar pequenas fissuras musculares. As fissuras, por sua vez, deixam tecido cicatricial no músculo, o que pode deixá-lo ainda mais tensionado.

Desvantagem: confundir com exercício de aquecimento

Uma das desvantagens do alongamento é que ele não pode ser usado como um exercício de aquecimento substituto. Apesar de certos tipos de alongamentos proporcionarem a sensação de aquecimento dos músculos e articulações, continua sendo necessário se aquecer antes de iniciar os treinamentos através da caminhada, corrida ou fazendo um ciclo lento na bicicleta ergométrica.

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Referências

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