Quantas vezes o dinheiro é mencionado na Bíblia?
O dinheiro é mencionado 140 vezes na versão da Bíblia autorizada pelo rei Jaime. Se considerarmos as palavras "ouro", "prata", "riqueza", "ricos", "herança", "dívida", "pobreza" e tópicos relacionados, verifica-se que a Bíblia dedica muita atenção a questões financeiras — mais do que a qualquer outro assunto.
História
A palavra "dinheiro" na Bíblia se refere a ouro e prata, as duas formas de moeda usadas naquela região do mundo nos tempos bíblicos. Analisando a versão do rei Jaime, o livro também menciona o ouro especificamente 417 vezes e a prata 320 vezes.
O ouro é mencionado mais vezes do que qualquer outro metal. A primeira menção está na história de Adão e Eva, no segundo livro do Gênesis, versículos 11 e 12, falando da terra de Havilá "onde há ouro; e o ouro dessa terra é bom."
A prata aparece pela primeira vez em Gênesis 13:2, falando que Abrão era muito "rico em gado, em prata e em ouro."
Significado
Por exemplo, as questões financeiras são mencionadas com mais frequência na Bíblia do que a oração, a cura e a misericórdia. O tópico do pecado, no entanto, é citado com mais frequência do as finanças, sendo que a palavra específica "pecado" e variações dela aparece aproximadamente 600 vezes!
Características
Com toda a discussão nesse livro sobre dinheiro, o que a Bíblia tem a dizer sobre isso realmente?
O tema principal é o aconselhamento contra ser muito apegado ao dinheiro e apontando que a riqueza pode ser fugaz. A Bíblia estimula a confiança em Deus para prover em vez de tentar juntar e acumular grandes volumes de riqueza.
Provérbios 23:4-5 afirma: "Não te fatigues para enriqueceres; e não apliques nisso a tua sabedoria.Porventura fixarás os teus olhos naquilo que não é nada, porque certamente criará asas e voará ao céu como a águia."
Hebreus 13:5 diz: "Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei."
Aviso
A Bíblia adverte que a busca por dinheiro pode causar problemas na fé e em outras área da vida da pessoa.
Eclesiastes 5:10 aponta: "Quem ama o dinheiro jamais terá o suficiente; quem ama as riquezas jamais ficará satisfeito com os seus rendimentos. Isso também não faz sentido."
Em Mateus 6:24, Jesus diz: "Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro."
Timóteo 6:10 aponta: "Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores."
Considerações
A Bíblia reforça a importância do dízimo (dar um décimo da renda para caridade) e de compartilhar. Jesus aconselhou dar mais do que o dízimo. Ele diz, em Lucas 12:33: "Vendei o que tendes, e dai esmolas."
Os seguidores de Jesus tinham um estilo de vida comunal. Em Atos 4:32-35, eles nos dizem: "Da multidão dos que creram, uma era a mente e um o coração. Ninguém considerava unicamente sua coisa alguma que possuísse, mas compartilhavam tudo o que tinham... Não havia pessoas necessitadas entre eles, pois os que possuíam terras ou casas as vendiam, traziam o dinheiro da venda e o colocavam aos pés dos apóstolos, que o distribuíam segundo a necessidade de cada um."
Mais Artigos
Recursos
Sobre o Autor
Shelley Moore is a journalist and award-winning short-story writer. She specializes in writing about personal development, health, careers and personal finance. Moore has been published in "Family Circle" magazine and the "Milwaukee Sentinel" newspaper, along with numerous other national and regional magazines, daily and weekly newspapers and corporate publications. She has a Bachelor of Science in psychology.