Como reaproveitar tinta velha
Comstock/Comstock/Getty Images
É comum ter latas de tinta velha na garagem ou barracão. Essa tinta que sobra é armazenada normalmente para quando precisar novamente. Como resultado, a tinta velha fica guardada às vezes por anos. Entretanto, esse produto pode ser reutilizado, se for armazenado corretamente. Mesmo que pareça que não possa usá-la, é possível fazer algumas coisas para reaproveitá-la.
Step 1
Verifique sistematicamente todas as latas velhas de tinta. Retire as tampas usando a ponta de uma chave de fenda e cheque o conteúdo. Separe as latas em duas seções: tinta reutilizável e tinta para jogar fora. Por exemplo, se a lata contém menos de 3 cm de tinta, provavelmente estará seca e não será utilizável. Do contrário, se a lata tiver mais de 3 cm de tinta que não esteja seca, é possível reutilizá-la, depois de testá-la.
Step 2
Retire a "pele" da velha tinta a base de óleo. Puxe para um lado, usando uma vareta. Retire-a da lata e jogue fora. Note uma camada de óleo no topo da tinta. Use a vareta para misturar o óleo com a tinta até se fundirem.
Step 3
Misture tintas velhas à base d'água, usando uma vareta. Procure uma camada de tinta aquosa no topo e misture-a junto com a parte mais firme de tinta na parte inferior. Se a tinta estiver muito espessa, acrescente um pouco de água até atingir a consistência desejada. Reutilize as tintas velhas à base d'água na forma de um selante ou na primeira demão, se preferir.
Step 4
Misture os conteúdos das latas de tinta velha para fazer novas cores. Crie uma nova tonalidade ao misturar duas ou mais cores. Por exemplo, misture azul e amarelo para fazer verde; ou vermelho e verde para fazer marrom. Experimente misturar uma pequena quantidade de tinta até atingir a tonalidade desejada.
Referências
Dica
- Certifique-se de fechar as latas de tinta firmemente. Aperte em volta da parte externa da tampa usando as mãos, ou bata delicadamente nas bordas com um martelo pequeno. Guarde latas velhas de tinta de cabeça para baixo, desde que a tampa esteja seguramente no lugar. Isso cria um selo mantendo a tinta em boas condições e pronta para ser reutilizada.
- Doe tintas velhas para instituições de caridade ou venda latas cheias de tinta velha em vendas de garagem.
- Reutilize tinta velha para iluminar ou renovar móveis antigos de jardim que tenha se deteriorado durante o clima de inverno. Uma camada de tinta em uma cadeira que ficou exposta ao tempo pode revitalizá-la e economizar dinheiro, já que não é necessário comprar tinta nova.
Sobre o Autor
James Stevens has been writing articles for market research companies in the U.K. since 1990. He has written various country profiles for inclusion in comprehensive market reports including Vision One Research and Investzoom Market Research. Stevens holds a General Certificate of Education from Chelmsford College of Further Education.
Créditos Fotográficos
Comstock/Comstock/Getty Images