Como reaproveitar tinta velha

••• Comstock/Comstock/Getty Images

É comum ter latas de tinta velha na garagem ou barracão. Essa tinta que sobra é armazenada normalmente para quando precisar novamente. Como resultado, a tinta velha fica guardada às vezes por anos. Entretanto, esse produto pode ser reutilizado, se for armazenado corretamente. Mesmo que pareça que não possa usá-la, é possível fazer algumas coisas para reaproveitá-la.

Passo 1

Verifique sistematicamente todas as latas velhas de tinta. Retire as tampas usando a ponta de uma chave de fenda e cheque o conteúdo. Separe as latas em duas seções: tinta reutilizável e tinta para jogar fora. Por exemplo, se a lata contém menos de 3 cm de tinta, provavelmente estará seca e não será utilizável. Do contrário, se a lata tiver mais de 3 cm de tinta que não esteja seca, é possível reutilizá-la, depois de testá-la.

Passo 2

Retire a "pele" da velha tinta a base de óleo. Puxe para um lado, usando uma vareta. Retire-a da lata e jogue fora. Note uma camada de óleo no topo da tinta. Use a vareta para misturar o óleo com a tinta até se fundirem.

Passo 3

Misture tintas velhas à base d'água, usando uma vareta. Procure uma camada de tinta aquosa no topo e misture-a junto com a parte mais firme de tinta na parte inferior. Se a tinta estiver muito espessa, acrescente um pouco de água até atingir a consistência desejada. Reutilize as tintas velhas à base d'água na forma de um selante ou na primeira demão, se preferir.

Passo 4

Misture os conteúdos das latas de tinta velha para fazer novas cores. Crie uma nova tonalidade ao misturar duas ou mais cores. Por exemplo, misture azul e amarelo para fazer verde; ou vermelho e verde para fazer marrom. Experimente misturar uma pequena quantidade de tinta até atingir a tonalidade desejada.

Mais recentes

×