Como preparar ervilhas desidratadas

••• John Foxx/Stockbyte/Getty Images

Ervilhas são plantas da safra de clima fresco que fazem parte da família das leguminosas. Apesar de muitos jardineiros gostarem de ter suas ervilhas frescas da vinha, elas podem ser facilmente desidratadas e armazenadas para o uso por todo o ano. Ressecar ervilhas é um dos jeitos mais simples de armazená-las, pois não há necessidade de enlatá-las ou usar outros equipamentos especiais na preparação. Você pode transformá-las em sopa e outros pratos cozidos muito tempo depois do jardim parar de produzir no inverno.

Fazendo ervilhas secas

Passo 1

Deixe as ervilhas amadurecerem na vinha por cerca de um mês a mais do que você costuma deixar quando as colhe e utiliza ainda frescas. Colha as vagens das ervilhas quando começarem a secar e você as ouvir chacoalhando.

Passo 2

Abra a vagem e espalhe as ervilhas sobre folhas de papel toalha. Deixe-as curando em um local quente e seco por duas semanas.

Passo 3

Coloque as ervilhas secas em uma sacola plástica com fecho ou um recipiente bem selado. Armazene em um local fresco e seco até estarem prontas para o uso.

Cozinhando ervilhas secas

Passo 1

Coloque dois copos de ervilhas secas em uma panela. Encha-a com seis copos de água e tampe. Deixe descansar durante a noite a temperatura ambiente para pré-embebê-las e prepará-las para serem cozidas.

Passo 2

Retire as ervilhas da água. Preencha a panela com mais seis copos de água fresca e adicione uma colher de óleo de cozinha para evitar que se forme espuma. Use o tipo de óleo que preferir.

Passo 3

Cubra a panela e coloque-a em uma boca do fogão. Leve a panela à fervura. Deixe ferver por de 30 minutos a duas horas, ou até ervilhas estarem prontas.

Passo 4

Mecha as ervilhas a cada 30 minutos enquanto cozinham. Ervilhas estão prontas para serem consumidas quando estiverem macias o suficiente para serem espetadas com um garfo.

Mais recentes

×