Como extrair óleo de linhaça

••• Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images

A linhaça é derivada de uma erva anual chamada de planta do linho. O óleo é extraído da semente para a produção de óleo de linhaça. De acordo com o centro medicinal da Universidade de Maryland, a linhaça possui propriedades que parecem ser benéficas para vários problemas de saúde. É fácil de integrar o óleo de linhaça em sua dieta. Muitas indústrias comercializam o produto na forma de cápsulas ou sob uma forma líquida, porém, você pode fazer o seu próprio. Apenas adicione sementes de linhaça na água e você estará no caminho para essa produção.

Passo 1

Despeje 2 xícaras de água em uma panela. Deixe a água ferver.

Passo 2

Adicione 2 colheres de sopa de linhaça na água fervente. Coloque a temperatura em média ou baixa. Deixe a panela destampada. Ferva por 10 minutos. O óleo começará a se acumular na parte superior da água.

Passo 3

Retire a panela do fogo e deixe-a esfriar.

Passo 4

Cubra uma tigela com um pedaço de gaze. Despeje o conteúdo na gaze para coar o óleo de linhaça. Use as suas mãos para formar uma bolsa com a gaze. Pegue a parte superior da bolsa e esprema, deslizando sua mão para baixo enquanto aperta, para liberar o óleo de linhaça na tigela.

Passo 5

Despeje o óleo de linhaça em uma garrafa de plástico ou em um recipiente de vidro com tampa. Deixe o recipiente na geladeira por até 10 dias. Verifique se a tampa está bem fechada. O óleo de linhaça pode ficar rançoso muito rapidamente e após 10 dias, descarte-o e faça um novo.

Mais recentes

×