Como recompor um ombro deslocado em um gato
Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images
Não existe uma maneira segura de recompor o ombro deslocado de um gato em casa. Esta é uma das poucas ocasiões nas quais o dono de um animal deve aceitar a dificuldade e levar o gato a um veterinário. Existem algumas poucas medidas que você pode tomar, porém, para transportar e cuidar do gato mais facilmente até o momento em que você possa procurar por atenção veterinária adequada. A restrição física do animal é de extrema importância. Um gato assustado e que esteja com dor pode reagir com medo e se esconder ou com agressão contra seus donos ou cuidadores. Tomar as precauções adequadas para manter você e seu gato seguros até a ajuda ser encontrada é uma das poucas coisas que você pode fazer em casa para ajudar com o reparo de um ombro deslocado em um felino.
Instruções
Step 1
Coloque uma focinheira especialmente desenvolvida para gatos no felino. Ele não vai gostar nada disso, mas essa medida evita que você e o veterinário se machuquem com qualquer reação agressiva de um gato assustado e com dor.
Step 2
Use luvas de soldagem ao lidar com o gato. Mesmo que ele seja um anjo em circunstâncias normais, a dor torna as ações do animal imprevisíveis. As garras e os dentes são o maior perigo.
Step 3
Enrole uma toalha firmemente em volta do gato, segurando todos os membros dele se possível. Não os force em uma posição não-natural ou ergonomicamente instável.
Step 4
Prenda uma segunda toalha em volta do gato, que já está enrolado na primeira, com uma placa de madeira. Isso vai evitar que ele se mova e possivelmente se machuque mais. Pense nele como um alongador felino.
Step 5
Coloque o gato dentro da caixa de transporte e o leve para o consultório do veterinário, onde ele pode corrigir o problema.
Referências
- "Clinical Textbook for Veterinary Technicians"; Joanna Bassert, Dennis McCurnin; 2009 [em inglês]
- "Minor veterinary surgery: a handbook for veterinary nurses"; Julian Hoad; 2008 [em inglês]
- "Pet First Aid & Disaster Response Guide: Critical Lessons from Veterinarians"; G. Elaine Acker; 2008 [em inglês]
Dica
- Fale calmamente com o seu gato. Apesar de toda a agitação do momento, o gato pode ficar menos estressado se os donos forem tranquilos.
- Se possível, aplique uma solução calmante em spray formulada especificamente para animais dentro da caixa de transporte. A "Rescue Remedy", da Bach Flower Remedies, ou a Feliway produzem soluções calmantes e são apenas dois exemplos de fabricantes.
- Se seu gato permitir, acaricie-o. Fale com ele lenta e calmamente. Não faça nenhum movimento rápido ou repentino, e não acaricie áreas que possam causar dor ou mais estresse.
Advertência
- Embora um ombro deslocado possa parecer um problema que pode ser resolvido em casa, ele não pode. Os nervos, tendões e ligamentos podem ter se locomovido quando o ombro se deslocou, e empurrá-lo de volta para o lugar pode danificá-los. Também pode haver mais danos além do ombro. Em hipótese alguma alguém deve tentar recolocar um ombro deslocado sem o auxílio ou supervisão de um veterinário profissional certificado.
Sobre o Autor
Elizabeth Tumbarello has been writing since 2006, with her work appearing on various websites. She is an animal lover who volunteers with her local Humane Society. Tumbarello attended Hocking College and is pursuing her Associate of Applied Science in veterinary technology from San Juan College.
Créditos Fotográficos
Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images