Como recompor um ombro deslocado em um gato

Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images
Não existe uma maneira segura de recompor o ombro deslocado de um gato em casa. Esta é uma das poucas ocasiões nas quais o dono de um animal deve aceitar a dificuldade e levar o gato a um veterinário. Existem algumas poucas medidas que você pode tomar, porém, para transportar e cuidar do gato mais facilmente até o momento em que você possa procurar por atenção veterinária adequada. A restrição física do animal é de extrema importância. Um gato assustado e que esteja com dor pode reagir com medo e se esconder ou com agressão contra seus donos ou cuidadores. Tomar as precauções adequadas para manter você e seu gato seguros até a ajuda ser encontrada é uma das poucas coisas que você pode fazer em casa para ajudar com o reparo de um ombro deslocado em um felino.
Instruções
Step 1
Coloque uma focinheira especialmente desenvolvida para gatos no felino. Ele não vai gostar nada disso, mas essa medida evita que você e o veterinário se machuquem com qualquer reação agressiva de um gato assustado e com dor.
Step 2
Use luvas de soldagem ao lidar com o gato. Mesmo que ele seja um anjo em circunstâncias normais, a dor torna as ações do animal imprevisíveis. As garras e os dentes são o maior perigo.
Step 3
Enrole uma toalha firmemente em volta do gato, segurando todos os membros dele se possível. Não os force em uma posição não-natural ou ergonomicamente instável.
Step 4
Prenda uma segunda toalha em volta do gato, que já está enrolado na primeira, com uma placa de madeira. Isso vai evitar que ele se mova e possivelmente se machuque mais. Pense nele como um alongador felino.
Step 5
Coloque o gato dentro da caixa de transporte e o leve para o consultório do veterinário, onde ele pode corrigir o problema.
- "Clinical Textbook for Veterinary Technicians"; Joanna Bassert, Dennis McCurnin; 2009 [em inglês]
- "Minor veterinary surgery: a handbook for veterinary nurses"; Julian Hoad; 2008 [em inglês]
- "Pet First Aid & Disaster Response Guide: Critical Lessons from Veterinarians"; G. Elaine Acker; 2008 [em inglês]
- Fale calmamente com o seu gato. Apesar de toda a agitação do momento, o gato pode ficar menos estressado se os donos forem tranquilos.
- Se possível, aplique uma solução calmante em spray formulada especificamente para animais dentro da caixa de transporte. A "Rescue Remedy", da Bach Flower Remedies, ou a Feliway produzem soluções calmantes e são apenas dois exemplos de fabricantes.
- Se seu gato permitir, acaricie-o. Fale com ele lenta e calmamente. Não faça nenhum movimento rápido ou repentino, e não acaricie áreas que possam causar dor ou mais estresse.
- Embora um ombro deslocado possa parecer um problema que pode ser resolvido em casa, ele não pode. Os nervos, tendões e ligamentos podem ter se locomovido quando o ombro se deslocou, e empurrá-lo de volta para o lugar pode danificá-los. Também pode haver mais danos além do ombro. Em hipótese alguma alguém deve tentar recolocar um ombro deslocado sem o auxílio ou supervisão de um veterinário profissional certificado.
- Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images