Como colocar uma tala na perna fraturada de um pássaro
George Doyle & Ciaran Griffin/Stockbyte/Getty Images
Você notou que seu pássaro de estimação está mancando e não é capaz de subir no poleiro. Após um olhar mais atento, é possível perceber que sua perna está quebrada. É tarde da noite e a clínica veterinária está fechada. Não há necessidade de pânico; pode-se colocar uma tala temporária na perna do pássaro que a manterá imobilizada até que seja possível levá-lo ao veterinário pela manhã. Será preciso outra pessoa para ajudá-lo a manter o pássaro imóvel e alguns suprimentos básicos de primeiros socorros.
Step 1
Segure o pássaro envolvendo-o em uma toalha. Para um pássaro maior, com um bico grande, deve-se segurar a cabeça com uma contenção de três pontos. O polegar deve estar na linha da mandíbula, os primeiros dois dedos na parte de cima da cabeça e os últimos dois dedos na outra linha da mandíbula.
Step 2
Puxe a perna que está ferida segurando-a acima da fratura.
Step 3
Enrole a gaze em torno do osso da perna ferida. A gaze pode se estender ligeiramente acima ou abaixo da articulação e deve ser enrolada várias vezes, cerca de quatro camadas.
Step 4
Use um cotonete, um palito de picolé ou um pedaço de papelão como a tala. Ela deverá ter o comprimento da perna e não se estender acima ou abaixo do osso. Coloque-a ao longo de um lado da perna.
Step 5
Enrole um esparadrapo ou similar em torno da tala da mesma maneira conforme feito com a gaze. Ele deverá estar confortável, mas não apertado demais, para evitar que a circulação sanguínea seja impedida.
Step 6
Coloque o pássaro em uma gaiola de transporte pequena para que ele não mova a perna e cause mais danos.
Step 7
Marque uma consulta com o veterinário. Ele colocará uma tala adequada e fará mais exames para determinar se há lesões internas não aparentes.
Referências
Recursos
Dica
- A Association of Avian Veterinarians tem listas de veterinários especializados em aves no mundo todo.
Advertência
- Não aplique pressão sobre o peito do pássaro. Ele não será capaz de respirar se o peito for imobilizado.
- Essa deve ser considerada uma tala temporária e não um substituto para o atendimento apropriado por um veterinário.
- Se uma pessoa não é treinada para imobilizar um pássaro ou colocar talas confortáveis em sua perna, então, não deverá tentar fazê-lo. Basta colocar a ave em uma gaiola de transporte pequena e contatar o veterinário.
Sobre o Autor
Lynn Anders has more than 15 years of professional experience working as a zookeeper, wildlife/environmental/conservation educator and in nonprofit pet rescue. Writing since 2007, her work has appeared on various websites, covering pet-related, environmental, financial and parenting topics. Anders has a Bachelor of Arts in environmental studies and biology from California State University, Sacramento.
Créditos Fotográficos
George Doyle & Ciaran Griffin/Stockbyte/Getty Images