Como colocar uma tala na perna fraturada de um pássaro

••• George Doyle & Ciaran Griffin/Stockbyte/Getty Images

Você notou que seu pássaro de estimação está mancando e não é capaz de subir no poleiro. Após um olhar mais atento, é possível perceber que sua perna está quebrada. É tarde da noite e a clínica veterinária está fechada. Não há necessidade de pânico; pode-se colocar uma tala temporária na perna do pássaro que a manterá imobilizada até que seja possível levá-lo ao veterinário pela manhã. Será preciso outra pessoa para ajudá-lo a manter o pássaro imóvel e alguns suprimentos básicos de primeiros socorros.

Passo 1

Segure o pássaro envolvendo-o em uma toalha. Para um pássaro maior, com um bico grande, deve-se segurar a cabeça com uma contenção de três pontos. O polegar deve estar na linha da mandíbula, os primeiros dois dedos na parte de cima da cabeça e os últimos dois dedos na outra linha da mandíbula.

Passo 2

Puxe a perna que está ferida segurando-a acima da fratura.

Passo 3

Enrole a gaze em torno do osso da perna ferida. A gaze pode se estender ligeiramente acima ou abaixo da articulação e deve ser enrolada várias vezes, cerca de quatro camadas.

Passo 4

Use um cotonete, um palito de picolé ou um pedaço de papelão como a tala. Ela deverá ter o comprimento da perna e não se estender acima ou abaixo do osso. Coloque-a ao longo de um lado da perna.

Passo 5

Enrole um esparadrapo ou similar em torno da tala da mesma maneira conforme feito com a gaze. Ele deverá estar confortável, mas não apertado demais, para evitar que a circulação sanguínea seja impedida.

Passo 6

Coloque o pássaro em uma gaiola de transporte pequena para que ele não mova a perna e cause mais danos.

Passo 7

Marque uma consulta com o veterinário. Ele colocará uma tala adequada e fará mais exames para determinar se há lesões internas não aparentes.

Mais recentes

×