Como reconhecer uma paralisia facial em cães

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Muitos donos de cães ficam preocupados quando o rosto de seus cachorros parece paralisado. Essa condição é chamada de paralisia facial e ocorre quando um cão sofre de anormalidade do nervo facial. Algumas raças são mais propensas a essa condição, como os cocker spaniels e os boxers. Veja a seguir como reconhecer a paralisia facial nos cães.

Passo 1

Observe o seu cão por alguns minutos para avaliar a sua capacidade de piscar. A incapacidade de piscar é um sintoma da paralisia facial nos cães.

Passo 2

Examine os olhos para ver se houve mudanças. Geralmente nota-se uma secreção ocular em cães com essa condição. Como o cão pode resistir ao exame, é bom ter alguém para segurá-lo para você conseguir dar uma boa olhada.

Passo 3

Avalie o seu cão durante a hora da refeição. A maioria de nós não assiste aos nossos cães comerem sua ração; porém, se você suspeitar que o seu cão está sofrendo de paralisia facial, veja-o comer. Deixar a comida cair é típico de cães que sofrem dessa condição.

Passo 4

Veja como o seu cão move os olhos. Segure um osso para cachorro em frente ao seu cão. Mova o osso da esquerda para a direita e veja como ele acompanha o item. Se os olhos não parecerem normais ao acompanhar o objeto, o seu rosto pode estar paralisado.

Passo 5

Entre em contato com o seu veterinário para marcar uma avaliação. Se o seu cão demonstrar qualquer sintoma dessa condição, leve-o ao veterinário para fazer um exame. Se o veterinário determinar que o seu cachorro está sofrendo de paralisia facial, ele pode decidir tratar a condição com lubrificantes oculares ou antibióticos.

Mais recentes

×