Como reconhecer um rubi verdadeiro

Paula Bronstein/Getty Images News/Getty Images
Rubis são vermelhos. Todos sabem. Mas granadas, zircões, espinelas, pedaços de vidro e rubis sintéticos também podem ser vermelhos. É possível saber se a pedra vermelha de um anel ou colar é um rubi genuíno ou não em poucos passos.
Step 1
Limpe a pedra gentilmente com um pano macio umedecido e espere secar.
Step 2
Examine a aparência geral da superfície da pedra sem ampliação. Observe a forma e o tamanho. Pedras falsas geralmente são maiores e possuem bordas macias e arredondadas, enquanto que as verdadeiras são menores e apresentam faces nítidas e afiadas. Preste atenção na cor também, pois rubis verdadeiros são de um vermelho profundo. Pedras de cores mais claras são geralmente classificadas como safiras.
Step 3
Continue a examinar a superfície e o interior visível da pedra. Embora rubis genuínos também possuam falhas -- às vezes até mesmo desejáveis --, muitos arranhões pequenos, riscas ou bolhas na superfície dentro da pedra são indicadores de que a peça pode ser de vidro ou sintética.
Step 4
Segure o rubi na mão. Uma pedra genuína será um pouco pesada por causa da densidade da sua composição química. Um rubi verdadeiro aquecerá ao toque mais lentamente do que o vidro ou uma pedra preciosa inferior.
Step 5
Olhe a pedra de perto com uma lupa normal ou de joalheiro. Será possível ver a partir da qualidade das falhas nas estruturas cristalinas dentro da pedra se é vidro ou uma gema menos valiosa. Gemologistas chamam essas falhas de inclusões. Em rubis verdadeiros, as inclusões tendem a ser retas e angulares.
Dica
- Para a palavra final sobre a veracidade e qualidade de uma pedra preciosa, talvez seja necessário consultar um joalheiro ou um gemologista. Existem locais para deixar as gemas ou enviá-las para verificação por todo o mundo.
Advertência
- O problema real de identificação dos rubis é com as pedras sintéticas, que são desenvolvidas em laboratórios. Tecnicamente, devido à composição química delas, são genuínas. Somente um especialista seria capaz de determinar se um rubi é sintético ou "natural", através da análise microscópica da pedra e da sua submissão a testes envolvendo calor, medição da refração de feixes de luz e fluorescência.
- Rubis, como muitas outras pedras preciosas, podem ser danificados. Testes utilizando vidros e outros minerais frequentemente encontrados em kits caseiros de testes podem arranhar, quebrar ou manchar a pedra de forma irreversível. Use-os com cuidado.
Sobre o Autor
Margot Callahan has Bachelor of Arts degrees in philosophy and film studies. She has written for newspapers and magazines such as the "Toronto Star" and "Toronto Life Fashion" since 1991, in addition to producing and directing documentary films.
Créditos Fotográficos
Paula Bronstein/Getty Images News/Getty Images