Como testar diamantes com uma luz negra

Ryan McVay/Photodisc/Getty Images

Os diamantes, há muito tempo, são valorizados por sua beleza, valor e raridade. Já que diamantes verdadeiros são caros e difíceis de encontrar, há vários falsos no mercado. Estes podem se parecer com os verdadeiros, mas são bem menos valiosos e muitos são sintéticos. Você pode testar seus diamantes sob uma luz ultravioleta (também conhecida como luz negra) para descobrir se são verdadeiros ou falsos.

Step 1

Segure seu diamante em uma mão ou coloque-o em sua frente. Ligue a luz negra e segure-a ou posicione-a próxima do diamante para que fique no foco da luz negra.

Step 2

Escureça o local fechando as cortinas e apagando as luzes. Se o cômodo não estiver escuro o suficiente, leve o diamante e a luz negra para um armário ou um local menor, sem janelas, e feche a porta.

Step 3

Olhe o diamante bem de perto. Ele terá um brilho azul se for verdadeiro, no entanto, quanto melhor a qualidade, menos o brilho azul será perceptível. Diamantes falsos ou a zircônia cúbica normalmente não terão o brilho azul.

Step 4

Compare o brilho do seu diamante com outro, se tiver, que saiba ser verdadeiro. Você também pode comparar o brilho do diamante com outro que saiba ser falso ou com uma zarcônia cúbica.

×