Como testar diamantes com uma luz negra
Ryan McVay/Photodisc/Getty Images
Os diamantes, há muito tempo, são valorizados por sua beleza, valor e raridade. Já que diamantes verdadeiros são caros e difíceis de encontrar, há vários falsos no mercado. Estes podem se parecer com os verdadeiros, mas são bem menos valiosos e muitos são sintéticos. Você pode testar seus diamantes sob uma luz ultravioleta (também conhecida como luz negra) para descobrir se são verdadeiros ou falsos.
Step 1
Segure seu diamante em uma mão ou coloque-o em sua frente. Ligue a luz negra e segure-a ou posicione-a próxima do diamante para que fique no foco da luz negra.
Step 2
Escureça o local fechando as cortinas e apagando as luzes. Se o cômodo não estiver escuro o suficiente, leve o diamante e a luz negra para um armário ou um local menor, sem janelas, e feche a porta.
Step 3
Olhe o diamante bem de perto. Ele terá um brilho azul se for verdadeiro, no entanto, quanto melhor a qualidade, menos o brilho azul será perceptível. Diamantes falsos ou a zircônia cúbica normalmente não terão o brilho azul.
Step 4
Compare o brilho do seu diamante com outro, se tiver, que saiba ser verdadeiro. Você também pode comparar o brilho do diamante com outro que saiba ser falso ou com uma zarcônia cúbica.
- Enquanto o teste com a luz negra pode ajudá-lo a descobrir se seu diamante é verdadeiro, a melhor forma de ter certeza é levar a um joalheiro para que o examine. O joalheiro terá mais conhecimento a respeito do teste com a luz ultravioleta e terá ciência da variação de cores de um diamante sob uma luz negra. Os diamantes de diferentes regiões podem apresentar matizes levemente diferentes sob a luz negra.
- Se tiver uma zircônia cúbica de tamanho similar, compare o peso das duas pedras. A zircônia pesa mais do que um diamante do mesmo tamanho.
- Se seu diamante está em um anel, examine-o com uma lupa, procurando por marcas no metal. Se vir um "CZ", significa que é uma zircônia cúbica.
- Nunca compre um diamante a menos que seja certificado por uma fonte segura. Não acredite apenas na palavra de alguém. Além disso, note que o teste ultravioleta não é à prova de erros, nem todos os diamantes parecerão iguais sob a luz negra, assim como nem todos parecem iguais na luz do dia.
- Ryan McVay/Photodisc/Getty Images