Como recuperar baterias de íons de lítio

••• battery image by Aditia Patria Warman from Fotolia.com

Após o esgotamento da carga de uma bateria, existe a opção de substituí-la ou recuperá-la. Geralmente, a sua substituição é cara, enquanto a sua recuperação elimina subprodutos tóxicos e prolonga o seu desempenho. Esse processo varia de acordo com a bateria que está sendo utilizada. Por exemplo, para uma bateria de automóvel, há a necessidade do uso de uma solução de sal para limpar o seu interior. Por outro lado, a recuperação de uma bateria de íons de lítio é um processo simples, podendo ser realizado seguindo algumas etapas.

Instruções

Passo 1

Deixe a energia da bateria acabar. Isso pode ser feito conectando ela a um dispositivo, e mantendo ele ligado até que isso aconteça. As baterias de íons de lítio são bastante usadas ​​em dispositivos portáteis, como notebooks ou consoles de vídeo game. Uma característica delas é que elas funcionam melhor após uma descarga completa do que uma parcial. Isso ocorre porque a maioria dessas baterias contém medidores do nível carga, que criam uma espécie de gravação digital contendo a informação. Descargas completas fornecem uma ressincronização efetiva com esses medidores, ajudando a reduzir os sinais de recarga da bateria.

Passo 2

Coloque a bateria em um carregador. Deixe que ela seja carregada até o máximo. Quando ela estiver completamente carregada, retire-a do carregador. Essa é uma etapa simples e contrasta com os métodos utilizados na recuperação das baterias de chumbo ácido dos carros. Essas baterias necessitam da aplicação de sulfato de magnésio antes de serem carregadas. Assim, o carregador irá liberar uma corrente elétrica, afim de remover o resíduo de enxofre da placa da bateria.

Passo 3

Coloque a bateria no dispositivo de sua escolha. Esse processo fará com que medidor do nível de carga seja sincronizado com a carga real da bateria e ajuda a manter a sua capacidade funcional. Uma dica importante para manter a longevidade da bateria é mantê-la em um local fresco, uma vez que temperaturas elevadas podem danificar o circuito. Além disso, ao guardá-la, é melhor fazer isso quando ela ainda tiver alguma carga restante. Para manter a calibração correta do medidor, recomenda-se a fazer uma descarga completa pelo menos a cada 30 cargas.

Mais recentes

×