Como reduzir o brilho na pintura de paredes interiores
www.rd.com
Às vezes é difícil visualizar como a pintura das paredes interiores realmente ficará até ver o resultado final. O motivo de insatisfação pode ser um problema com a cor ou com o fato de que a pintura ficou muito brilhosa. Alternativamente, você pode ter uma lata de tinta de uma cor que realmente goste e que não queira devolver, mas que o brilho excessivo a esteja impedindo de ser utilizada. Nas duas situações é possível reduzir o brilho da tinta.
Ajustando a pintura na parede
Step 1
Lave a parede. Se estiver ajustando o brilho da tinta já na parede, lave a área com água morna, usando um pano macio e sabão neutro. Não esfregue. Deixe a parede secar durante toda a noite.
Step 2
Lixe a superfície da parede. Use uma lixa de grão 400 para um acabamento totalmente fosco ou uma lixa de grão 1000 para um acabamento ligeiramente brilhoso. Isso removerá a camada brilhosa da tinta. Para melhores resultados, use uma lixa elétrica, lembrando de proteger os móveis e objetos que estiverem por perto.
Step 3
Envernize a parede. Caso não queira lixar as paredes, tente passar uma camada de verniz fosco sobre a tinta. Você pode encontrar verniz em uma variedade de cores e texturas. Se quiser, acrescente textura usando um rolo especial para criar uma estampa sobre a tinta brilhosa. Escolha uma cor similar à da tinta que já está na parede.
Step 4
Modifique a iluminação do cômodo. Reduzir a luz fará com que as paredes pareçam menos brilhosas.
Dica
- Não deixe de dar uma olhada no cômodo durante todo o dia antes de tomar a decisão de alterar o resultado da pintura. Às vezes a tinta parece mais brilhosa apenas pela manhã, quando o sol bate nas paredes.
- Misture areia. Se a tinta ainda estiver na lata, você pode adicionar textura para reduzir o brilho. Encontre na loja de construção local os materiais para adicionar à tinta, como areia fina.
Créditos Fotográficos
www.rd.com