Como reduzir a pressão d'água em uma caldeira

••• white radiator image by Ekaterina Sidorenko from Fotolia.com

A pressão da água normal de uma caldeira deve ser entre 1 bar (unidade de pressão), quando está fria, e de 2,5 bar, quando em pleno uso. Em muitos modelos mais recentes, a caldeira é equipada com um interruptor de desligamento de segurança para evitar danos ao sistema de aquecimento; se a pressão cair muito, seja para mais ou para menos, a caldeira será desligada. Você pode reduzir a pressão da água em seu sistema drenando os radiadores, que é o mesmo método para todos os modelos de caldeiras.

Passo 1

Verifique a pressão da caldeira no indicador. Quando ela estiver ligada e aquecendo a casa, o medidor não deverá ler acima de 2,5 bar. Se a leitura estiver acima de 2,5 bar, desligue o sistema e deixe a caldeira esfriar.

Passo 2

Coloque uma toalha abaixo do canto dos radiadores da casa. A toalha deverá estar abaixo da válvula, que geralmente está no canto superior direito do radiador.

Passo 3

Coloque um jarro diretamente sob a válvula para pegar a água que condensará. Coloque a chave do radiador na válvula e gire no sentido horário; você vai ouvir um som de assobio, o que indica que a válvula está sendo liberada.

Passo 4

Deixe o jarro encher até a metade dependendo da quantidade de água que tem que ser libertada para reduzir a pressão. Gire, firmemente, a chave do radiador no sentido anti-horário para fechar a válvula; você pode verificar a pressão da caldeira e repetir o processo até que a drenagem da pressão a faça chegar a 1 bar.

Passo 5

Ligue a caldeira. Ligue o aquecimento central e permita que ela aqueça. Verifique a pressão depois de uma hora para assegurar-se de que a pressão da água é de 2,5 bar.

Mais recentes

×