Regras no basquete sobre pedidos de tempo

Pedidos de tempo fazem parte da estratégia de jogo e podem decidir a partida

Jupiterimages/Pixland/Getty Images

No basquete, um pedido de tempo se refere a uma alocação designada de tempo que resulta em uma pausa do jogo. São peças importantes do jogo e podem fazer a diferença entre ganhar ou perder. Os técnicos podem pedir tempo para dar um descanso breve aos jogadores, preparar uma jogada de ataque ou de defesa, prevenir uma virada ou atrapalhar o bom momento do oponente. As regras para pedidos de tempo no basquete variam à medida que o nível aumenta.

Regras básicas

Pode-se pedir tempo tanto por um jogador na quadra ou pelo técnico que fica do lado de fora da área de jogo. Durante uma jogada, só se pode pedir tempo por um jogador ou técnico se seu time estiver com a posse da bola. Um jogador defensivo só pode pedir tempo se houver uma parada no jogo, como em uma falta ou bola fora. Se um jogador ou técnico pedir, e seu time não tem mais tempo disponível, é registrada uma falta técnica.

Regras no Juvenil

Cada equipe tem três tempos de 1 minuto e dois tempos de 30 segundos por jogo. No entanto, se as equipes estiverem prontas para voltar logo ao jogo, o tempo pode ser reduzido. Um tempo de 1 minuto é dado para cada equipe para cada período extra.

Regras no Universitário

Durante partidas não-televisionadas de basquete universitário, cada equipe tem quatro tempos de 15 segundos cada, e dois tempos de 30 segundos. As equipes têm quatro tempos de 30 segundos, e um tempo de 1 minuto em partidas televisionadas. Tempos nas transmissões também são usados além dos tempos dados aos times. Em jogos televisionados, um limite de um tempo de 1 minuto não usado, e três tempos de 30 segundos não usados, podem ser levados pro segundo tempo. Mais um tempo de 30 segundos é dado para cada equipe para cada período extra.

Regras nas Ligas Profissionais

As regras para o período de tempo na liga americana de basquete (NBA) são as mesmas, não importando se o jogo é televisionado ou não. Cada equipe tem seis tempos de 100 segundos cada e dois tempos de 20 segundos por jogo. Se o jogo for até o tempo extra, cada equipe ganha três tempos de 100 segundos. A Federação Internacional de Basquete (FIBA) é a que governa o basquete internacional. De acordo com as regras da FIBA, cada equipe tem um tempo de 1 minuto em cada um dos primeiros quartos. No último quarto, cada equipe tem dois tempos de 1 minuto. Durante o tempo extra, cada equipe tem mais um tempo de 1 minuto.

eHow Brasil
×