Remédios para alergias de cachorros

••• Ronja 5 image by Nadine Wendt from Fotolia.com

Cães têm reações alérgicas na pele (erupções cutâneas) por diversos motivos, incluindo parasitas e alergias à comida, medicamentos ou fatores ambientais. Se suspeitar que uma medicação é a culpada, consulte seu veterinário para verificar se não há problema em suspender o remédio por alguns dias para ver se a pele melhora. Se melhorar, o veterinário irá prescrever uma medicação alternativa. Se não, há diversas coisas que podem ser feitas em casa para aliviar o desconforto de seu cão.

Banho de aveia

Flohsamen, hell und dunkel image by bbroianigo from Fotolia.com

A aveia tem propriedades calmantes para a pele, que fornecem alívio imediato para coceira. Um banho delicado com shampoo à base de aveia e água morna (não quente) faz muito para melhorar uma alergia de pele generalizada. Se a alergia for localizada, um emplastro de aveia pode parar a coceira sem precisar dar banho no cão.

Tosa

Sitting Pug image by LOLA from Fotolia.com

A camada externa do pelo da maioria dos cães é um tanto grossa, e pode irritar e sufocar uma área de pele inflamada. Com uma tesoura ou aparador pequeno, remova o pelo na área da alergia, deixando uma borda de pele saudável nas extremidades. O pelo não vai mais irritar a área com alergia, diminuindo a coceira, e o ar vai circular na região, ajudando a curar a irritação.

Aloe Vera

Aloe image by tina7si from Fotolia.com

Gel de aloe vera é um conhecido calmante para pele, que também tem propriedades curativas. Aplique o gel diretamente à pele com alergia várias vezes ao dia e o mantenha na geladeira, para que seja ainda mais calmante.

Bicarbonato de sódio

Cream image by Victor M. from Fotolia.com

Uma pasta feita de bicarbonato de sódio e água, ou leite, pode ser aplicada diretamente à pele com alergia, para parar com a coceira. Apesar de eficaz, este remédio não terá efeito imediato de alívio, então não deixe que o cachorro lamba ou coce a pasta, tirando-a da pele. Não vai funcionar se não houver contato prolongado, além de que ingerir bicarbonato de sódio pode causar salivação excessiva e até vomito devido ao gosto amargo.

Leite de magnésia

droplet in milk image by jimcox40 from Fotolia.com

O leite de magnésia ameniza peles secas e com coceira da mesma forma que faz com o estômago. A densidade do líquido permite que se fixe na pele e cubra a área com alergia ao mesmo tempo que hidrata a área ressecada. Hidratar a pele ressecada pode levar à diminuição da coceira. Aplique o leite de magnésia diretamente à alergia com um pedaço de algodão.

Chá verde

green tea image by Ragne Kabanova from Fotolia.com

O chá verde tem propriedades calmantes da pele, bem como uma ligeira ação anti-séptica. Banhe seu cão em chá verde fresco, certificando-se que o pelo está ensopado até a pele. Deixe secar sem usar secador ou toalha, e não deixe que ele lamba o chá, para eficácia máxima.

Limpeza

soap water drops image by Csaba Peterdi from Fotolia.com

Manter a área com alergia limpa é a melhor coisa que se pode fazer para promover a cicatrização. Erupções cutâneas são propensas à invasão de bactérias e leveduras, e cada vez que o cão lambe ou morde a área, ele proporciona um ambiente úmido para o crescimento microbiano. Limpar a região frequentemente, com sabonete hidratante e um pano macio mantem a área limpa o suficiente para permitir que os tratamentos sejam efetivos. Se a erupção persistir ou se agravar, apesar de seus esforços, consulte o seu veterinário para um plano de tratamento direcionado.

Mais recentes

×