Como remover açúcar queimado do micro-ondas

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Certos alimentos, como gorduras, água e açúcar, reagem mais rápido à energia do micro-ondas do que outros. No caso do açúcar, ele pode queimar rapidamente, deixando manchas marrons ou pretas na superfície. Tipicamente, a bagunça acontece quando líquidos ou massas produzem respingos no prato de vidro ou nas paredes e teto do forno. A mancha de açúcar queimado endurecerá e poderá chegar a manchar permanentemente essas superfícies ao longo do tempo, a menos que o aparelho seja lavado assim que os respingos de açúcar ou líquido contendo açúcar, espirrar.

Limpeza Geral

Passo 1

Encha uma xícara ou tigela com 100 a 200 ml de água. Coloque o recipiente no micro-ondas. Ferva a água por dois minutos e retire o recipiente.

Passo 2

Limpe quaisquer marcas de açúcar queimado do interior do micro-ondas com um pano de microfibras úmido e quente, ou uma esponja, assim que espirrarem. Se necessário, adicione algumas gotas de detergente neutro ao pano ou à esponja, ou espirre produtos de limpeza próprios para micro-ondas e esfregue a área para tentar remover a mancha.

Passo 3

Enxague quaisquer resíduos com panos ou esponjas molhados. Seque com pano ou papel toalha.

Prato de vidro

Passo 1

Encha a pia com água quente e adicione detergente neutro o suficiente para deixar a água ensaboada, se o prato do micro-ondas possuir uma ou mais marcas de açúcar queimado que não saírem com uma limpeza geral.

Passo 2

Remova o prato do micro-ondas e mergulhe-o na água por 30 a 45 minutos.

Passo 3

Esfregue as manchas com um pano ou uma esponja. Se a mancha não sair mesmo depois de ser deixada imersa em água, esfregue a superfície cuidadosamente com um esfregão não abrasivo.

Passo 4

Enxague o prato com água quente. Coloque-o num escorredor de louças ou seque-o com um pano ou papel toalha.

Passo 5

Devolva o prato ao seu micro-ondas.

Interior

Passo 1

Remova o prato de vidro e o anel rotativo, se aplicável, se houverem marcas de açúcar queimado nas paredes internas do micro-ondas que não saírem com uma limpeza leve.

Passo 2

Esfregue os pontos com açúcar queimado gentilmente com um esfregão não abrasivo umedecido com água ou produtos de limpeza.

Passo 3

A medida em que esfregar, limpe a área com um pano ou esponja úmidos, para verificar se a marca está desaparecendo. Se a mancha, ou parte dela, não desaparecer, salpique bicarbonato de sódio no esfregão e volte a esfregar.

Passo 4

Enxague quaisquer resíduos com panos ou esponjas molhados. Seque as superfícies com um pano macio.

Passo 5

Devolva o prato de vidro e o anel rotativo ao micro-ondas.

Mais recentes

×