Como restaurar objetos de alumínio oxidados

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Eventualmente, a qualidade do ar ao redor de superfícies de alumínio pode fazer com que ele se oxide. A oxidação deixa o alumínio com um aspecto embaçado, como se uma camada de leite ou água tenha secado sobre a superfície. Felizmente, a oxidação não deixa marcas ou buracos na superfície do alumínio. Ao remover a oxidação, evite usar produtos químicos corrosivos. Eles podem causar o desgaste prematuro da superfície de alumínio e se incorporar nos poros do alumínio.

Passo 1

Lave a superfície do alumínio com água morna e sabão e um pano, depois seque-a com uma toalha de algodão. Se o objeto de alumínio for um utensílio de cozinha, como uma panela, remova todos os resíduos de comida do fundo fervendo água no recipiente por cinco minutos e então raspando os resíduos com uma espátula de madeira ou plástico.

Passo 2

Coloque três gotas de vinagre branco em um panela de água fervente e mergulhe o objeto de alumínio dentro. Permita que o objeto fique na água fervente por 15 minutos. Isso ajuda a remover a oxidação. Se o objeto de alumínio é uma panela, simplesmente preencha-a com água, adicione o vinagre e ferva por 15 minutos. Se o objeto é muito largo para caber em uma panela, vá ao passo 3.

Passo 3

Molhe um pano com suco de limão e coloque um pouco de sal. Lustre a superfície do alumínio com o pano. O limão age como uma base ácida para remover a oxidação, e o sal age como um abrasivo leve que ajuda a remover a camada de oxidação. Não esfregue com muita força, pois o sal pode arranhar a superfície.

Mais recentes

×