Como remover o acúmulo de lodo da tubulação de drenagem

••• water in a sink image by terex from Fotolia.com

Ninguém gosta do cheiro desagradável e do escoamento lento causado pelo acúmulo de lodo no encanamento. Porém, chamar um encanador toda vez que isso acontece custa caro, é demorado e inconveniente, já que você tem várias opções antes de chamar um profissional. Talvez seja preciso experimentar uma ou mais táticas para que o ralo escoe sem dificuldades, mas o resultado compensará o esforço.

Passo 1

Despeje cerca de 3,5 litros de água fervendo no ralo para soltar o lodo e a incrustação.

Passo 2

Encha a pia ou cuba com 5 cm de água quente. No caso de pia de banheiro, tampe os extravasores com um pano molhado — aqueles furos localizados abaixo ou próximo à borda da pia. Coloque o desentupidor sobre o ralo e pressione de cinco a seis vezes. A água empurrada pelo cano deve limpar os entupimentos e as incrustações.

Passo 3

Despeje uma xícara de bicarbonato de sódio no ralo. Em seguida, adicione uma xícara de vinagre branco. A reação química inofensiva resultante formará uma espuma que quebrará o lodo no encanamento. Depois de cerca de 30 minutos, despeje água fervendo.

Passo 4

Despeje uma xícara de água sanitária no ralo. Deixe agir da noite para o dia para dissolver o lodo e a incrustação. Enxágue bem na manhã seguinte com água quente. Ventile a área para minimizar o acúmulo de gases.

Passo 5

Entre em contato com um encanador, se nenhuma das abordagens caseiras fizer efeito.

Mais recentes

×