Como remover lodo no encanamento de uma pia de banheiro

••• old ugly sink image by Tomasz Stelmach from Fotolia.com

As curvas e reviravoltas dos canos sob pias de banheiro e as condições úmidas e escuras criam um ambiente propício para o crescimento de fungos. Mofo preto, ferrugem, vermelho ou verde pode aparecer no interior do cano dissipador e, muitas vezes, ao redor da borda do ralo da pia. Você pode remover o lodo do encanamento de sua pia removendo o bujão do ralo e esfregando e aplicando um produto químico para limpar o dreno.

Remoção e limpeza do bujão do ralo

Passo 1

Encha um balde com água quente da torneira misturada com detergente líquido para criar espuma. Coloque na banheira.

Passo 2

Localize o braço de metal embaixo da pia ligado ao bujão de drenagem através da curva em "U" do cano. Muitas vezes, é um suporte com furos verticais com uma barra de metal mais fina que atravessa um buraco. Você pode desapertar a porca que liga o braço ao bujão do dreno com os dedos ou com um alicate. Puxe o braço ou barra de metal para retirá-la, liberando o bujão do dreno.

Passo 3

Coloque luvas de borracha. Retire o bujão do dreno para cima e para fora do ralo. Coloque-o no balde de espuma de molho por cerca de 15 minutos.

Passo 4

Esfregue o bujão do dreno com uma escova para remover o lodo. Seque com toalhas de papel ou uma toalha de pano e reserve.

Limpeza do lodo do encanamento da pia

Passo 1

Pulverize o cano e o aro envolvente com o agente de limpeza multiuso. Despeje 1 xícara de bicarbonato de sódio no ralo. Deixe o agente de limpeza e o bicarbonato de sódio de molho por cerca de dez minutos.

Passo 2

Dobre um cabide de arame em linha reta. Dobre a parte de gancho para que fique em linha reta com um ligeiro gancho no final; utilize um alicate, se precisar. Insira o gancho no ralo e pesque todos os detritos. Remover cabelos e detritos do dreno ajuda bastante a liberar os canos. O mofo e o lodo se apegam a essas sujeiras.

Passo 3

Insira uma escova para dreno no cano de drenagem e esfregue para cima e para baixo vigorosamente.

Passo 4

Enxágue o cano com água quente da torneira. Continue a lavar até remover todo o lodo visível do cano. O mofo e o lodo provavelmente penetraram mais profundamente no cano do que se pode ver. Limpe tudo o que conseguir alcançar.

Passo 5

Despeje a quantidade recomendada pelo fabricante de produtos químicos para limpeza de drenagem no cano dissipador e deixe até dissolver o mofo e o lodo no cano. Consulte a embalagem do produto para ver quanto tempo deve deixá-los agir. Normalmente, varia de seis horas até uma noite.

Passo 6

Enxágue o ralo com água da torneira. Limpe a pia com limpador multiuso e uma esponja. Reinstale o bujão de drenagem sob a pia, enroscando a porca de volta no lugar no braço ou suporte de metal.

Mais recentes

×