Como remover alga e lodo da superfície de um pequeno lago

••• Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Algas e lodo podem fazer com que um lago pareça mal cuidado e pouco atraente. Infelizmente, algas são muito comuns, principalmente em climas amenos, e normalmente há pouco a se fazer para cessar seu crescimento sem colocar seus peixes e plantas aquáticas em risco. A boa notícia é que a superfície de seu lago é relativamente fácil de se limpar, requerendo de você apenas alguns minutos algumas vezes por mês.

Passo 1

Estenda a folha plástica ao longo da extremidade do lago para que o material removido da água seja facilmente depositado.

Passo 2

Passe o ancinho de bambu sobre a superfície da água com seus dentes para baixo. Passe-o lenta e cuidadosamente, mantendo os dentes nos primeiros 5 cm de água, para que o máximo de algas fique preso no limpador. Deposite a alga na folha plástica.

Passo 3

Coloque uma extensão de alumínio no cabo do ancinho para alcançar o meio do lago. Extensões podem ser encontradas em lojas de piscinas e muitas lojas de materiais para construção. Algumas extensões de cabos segurarão o cabo do ancinho, outros podem precisar de um pequeno buraco furado com a broca e um outro correspondente no ancinho para que um prego pequeno possa ser introduzido. Se um prego for necessário, use uma chave inglesa pequena e alicates para apertá-lo.

Passo 4

Vire o ancinho para baixo para que os dentes fiquem para cima e coloque um pedaço de gaze sobre eles. Mergulhe o ancinho no lago o mais longe que conseguir e puxe lentamente em sua direção com a gaze um pouco abaixo da superfície para que ela possa coletar o máximo de algas e lodo residuais possível. Puxe o ancinho para a extremidade do lago e chacoalhe a gaze sobre o plástico. Troque a gaze e repita a operação até que a água esteja limpa.

Passo 5

Jogue fora a folha plástica, agora coberta de alga e lodo.

Mais recentes

×