Como remover uma bola de pelo da garganta de seu gato

••• cat face image by Viktor Korpan from Fotolia.com

Bolas de pelo são um efeito colateral normal, mas infeliz, do processo de limpeza dos felinos. Quando os gatos ingerem pelos soltos, removidos durante seu "banho", uma parte pode se acumular no estômago, em vez de passar direto para o trato digestivo. Se o seu gato estiver engasgado com uma bola de pelo, eliminar a obstrução da garganta é a prioridade, seguido por uma série de tratamentos destinados a garantir a passagem segura, rápida e completa da obstrução através do trato digestivo.

Passo 1

Segure o gato com uma mão e utilize a outra mão para esfregar suave e lentamente seu pescoço. Isso irá ajudá-lo a expelir as bolas de pelo e enviá-las de volta para o estômago ou para fora da boca. Esteja preparado para ela sair como vômito.

Passo 2

Aplique uma pequena quantia de vaselina na pata de seu gato, se ele engoliu a bola de pelo. Ele vai, instintivamente, lamber a vaselina, que irá diretamente para o estômago e revestirá a bola de pelo, facilitando a evacuação. A vaselina não é absorvida pelo intestino, por isso ela é segura para o sistema digestivo do seu gato.

Passo 3

Aumente o teor de fibras na dieta do seu gato para ajudar a fazer a bola de pelo passar através do trato gastrointestinal. Escolha um alimento que seja formulado para a desalojar bolas de pelo e ajudar na defecação.

Alternativamente, use uma colher de sopa de abóbora enlatada duas vezes por dia, misturada com a comida.

Passo 4

Penteie seu gato pelo menos a cada dois dias para remover o excesso de pelo solto. Use um pente de dentes finos para gatos de pelo curto, e um pente de dentes largos para gatos muito peludos. Jogue fora todos os pelos removidos para impedir que seu gato os engula.

Mais recentes

×