Como remover cera de camurça
iron image by Robert Grzywaczewski from Fotolia.com
Velas e camurça geralmente combinam, especialmente durante noites quietas e românticas. Infelizmente, colocá-los muito próximos pode significar um tecido arruinado, se você não souber como retirar a cera de um tecido delicado como a camurça. A maioria das velas é feita de parafina, que derrete em temperaturas relativamente baixas, entre 50° C e 75° C. A cera pode ser facilmente removida da camurça derretendo-a e dando-a um material no qual se aderir. Um ferro de passar e algumas toalhas de papel geralmente dão conta do recado.
Step 1
Ligue o ferro e ajuste-o para temperatura média ou baixa. Se o ferro possuir a opção de vapor, desligue-a. Deixe o ferro esquentar.
Step 2
Coloque a camurça na tábua de passar, com o lado com a mancha de cera centralizado na tábua.
Step 3
Com cuidado, remova quaisquer pedaços grandes de cera do tecido usando as unhas. Tenha cuidado para não estragar a camurça. O propósito de se fazer isso é reduzir a quantidade de cera que deve ser derretida. Se a cera não for removida facilmente, não force.
Step 4
Coloque três ou quatro toalhas de papel sobre a cera. Apenas uma ou duas são necessárias para drená-la. A toalha extra é para evitar que a cera chegue ao ferro.
Step 5
Pressione o ferro levemente nas toalhas de papel, movendo-o para frente e para trás contra a cera, por cerca de cinco a dez segundos.
Step 6
Levante as toalhas de papel da camurça, e verifique a mancha. Se ainda houver cera na camurça, coloque uma área limpa de papel sobre a mancha e repita o processo.
Step 7
Repita os passos cinco e seis, usando papel toalha limpo se necessário, até que toda a cera tenha sido removida da camurça.
Referências
Dica
- Se a cera ficar no ferro, limpe-o com uma toalha de papel limpa, ou a cera irá começar a queimar.
Sobre o Autor
A published author and professional speaker, David Weedmark has advised businesses and governments on technology, media and marketing for more than 20 years. He has taught computer science at Algonquin College, has started three successful businesses, and has written hundreds of articles for newspapers and magazines throughout Canada and the United States.
Créditos Fotográficos
iron image by Robert Grzywaczewski from Fotolia.com