Como remover cera de camurça

••• iron image by Robert Grzywaczewski from Fotolia.com

Velas e camurça geralmente combinam, especialmente durante noites quietas e românticas. Infelizmente, colocá-los muito próximos pode significar um tecido arruinado, se você não souber como retirar a cera de um tecido delicado como a camurça. A maioria das velas é feita de parafina, que derrete em temperaturas relativamente baixas, entre 50° C e 75° C. A cera pode ser facilmente removida da camurça derretendo-a e dando-a um material no qual se aderir. Um ferro de passar e algumas toalhas de papel geralmente dão conta do recado.

Passo 1

Ligue o ferro e ajuste-o para temperatura média ou baixa. Se o ferro possuir a opção de vapor, desligue-a. Deixe o ferro esquentar.

Passo 2

Coloque a camurça na tábua de passar, com o lado com a mancha de cera centralizado na tábua.

Passo 3

Com cuidado, remova quaisquer pedaços grandes de cera do tecido usando as unhas. Tenha cuidado para não estragar a camurça. O propósito de se fazer isso é reduzir a quantidade de cera que deve ser derretida. Se a cera não for removida facilmente, não force.

Passo 4

Coloque três ou quatro toalhas de papel sobre a cera. Apenas uma ou duas são necessárias para drená-la. A toalha extra é para evitar que a cera chegue ao ferro.

Passo 5

Pressione o ferro levemente nas toalhas de papel, movendo-o para frente e para trás contra a cera, por cerca de cinco a dez segundos.

Passo 6

Levante as toalhas de papel da camurça, e verifique a mancha. Se ainda houver cera na camurça, coloque uma área limpa de papel sobre a mancha e repita o processo.

Passo 7

Repita os passos cinco e seis, usando papel toalha limpo se necessário, até que toda a cera tenha sido removida da camurça.

Mais recentes

×