Como remover cola dental você mesmo

••• dentist with patient in a dental clinic image by Enigmatico from Fotolia.com

Depois que o dentista remove o aparelho ortodôntico, seus dentes podem ficar com resíduos da cola dental utilizada para manter os grampos presos nos dentes. O dentista pode ajudá-lo a remover a maioria da cola, mas algum resíduo pode permanecer em seus dentes. Além da escovação normal e da utilização do fio dental, há técnicas que você mesmo pode utilizar para ajudar a dissolver e remover essa cola.

Preparando a pasta

Passo 1

soda-water image by Maria Brzostowska from Fotolia.com

Faça uma pasta com duas colheres de chá de bicarbonato de sódio e 1/2 colher de chá de peróxido. O peróxido faz o bicarbonato borbulhar, então pingue-o vagarosamente no bicarbonato para evitar a formação de espuma.

Passo 2

elecrtic toothbrush image by Wayne Abraham from Fotolia.com

Mergulhe a ponta da escova elétrica na mistura de bicarbonado e peróxido. Na velocidade média ou alta, mova a mistura sobre seus dentes por cerca de dois minutos. Não engula. Se acontecer de engolir, contate um centro médico para instruções de tratamento.

Passo 3

tooth image by saied shahinkiya from Fotolia.com

Use um palito de dente para raspar delicadamente a cola dental. Escovar com peróxido e bicarbonato amolece a cola e desta forma você pode raspá-la, mas provavelmente não conseguira remover tudo na primeira tentativa. Tenha cuidado ao raspar o esmalte do dente com o palito, pois remoção acidental do esmalte pode levar ao amolecimento do dente e à cáries.

Passo 4

Dental floss image by lefebvre_jonathan from Fotolia.com

Utilize fio dental com cera pra ajudar a retirar o cimento que fica nos espaços entre os dentes.

Passo 5

mouth image by JASON WINTER from Fotolia.com

Enxague a boca completamente após cada escovação, utilizando o fio dental em cada seção para se assegurar de eliminar os resíduos em sua boca.

Mais recentes

×