Como remover a cola de aparelhos ortodônticos em casa

••• Getty Images

Os aparelhos ortodônticos dão às pessoas um alinhamento dental melhor. Aparelhos funcionam movendo os dentes vagarosamente para a posição correta, um processo que pode levar anos. Depois que seus aparelhos são removidos, ainda podem restar resíduos de cola — ou cimento dental — em seus dentes. Normalmente, o ortodontista usará uma espátula dental para remover a cola. Porém, você ainda pode encontrar pequenos pedaços dessa substância grudados em seus dentes. Com alguns itens caseiros, você pode remover a cola em casa e de maneira segura.

Passo 1

Faça um bochecho com água morna por 30 segundos. Mova a água para frente e para trás dentro da boca. Depois, cuspa a água na pia.

Passo 2

Preencha um pequeno recipiente com 2 colheres de chá de fermento. Derrame 1/2 colher de chá de água oxigenada 40 volumes vagarosamente na tigela. Misture o conteúdo. Quando a água oxigenada entrar em contato com o fermento, ele começará a borbulhar.

Passo 3

Mergulhe sua escova de dentes na mistura. Esfregue a cola com a escova por dois ou três minutos. A mistura deixará o resíduo de cola mais macio. A água oxigenada e o fermento não machucarão seus dentes e ajudarão a clareá-los. Porém, não engula a mistura.

Passo 4

Raspe a cola suavizada gentilmente de seus dentes com a espatula dental. Se necessário, repita o processo até que todos os traços de cola sejam removidos.

Passo 5

Faça bochecho com água morna. Mova a água para trás e para frente por 30 segundos. Cuspa a água na pia.

Mais recentes

×