Como remover cola quente de roupas

••• Jeffrey Hamilton/Stockbyte/Getty Images

Pistolas de cola quente usam o aquecimento para derreter a cola, criando uma cola durável e invisível que é perfeita para bonecas feitas à mão ou bijuterias, ou para consertar um vaso quebrado, mas indesejável quando gruda em sua camiseta ou jeans favorito. Não há uma maneira 100% efetiva para remover cola quente das roupas, mas há algumas coisas que você pode fazer para minimizar o estrago.

Seção 1

Passo 1

Coloque a peça de roupa com a mancha de cola quente já seca no freezer de 30 a 60 minutos. Retire a peça do freezer quando a mancha de cola estiver seca e possível de ser retirada. Raspe delicadamente com uma faca de mesa até que toda a cola seja removida. Esfregue qualquer vestígio restante da cola com uma escova de dentes, para que as partículas se soltem do tecido, depois retire-as com as mãos.

Passo 2

Coloque um pano de algodão branco e limpo na tábua de passar. Coloque a roupa em cima do pano, com o lado da cola virado para baixo. Pressione o ferro de passar na mancha por 10 a 20 segundos, para soltar a cola do tecido, depois retire o ferro. Cuidadosamente, solte a peça de roupa do pano de algodão. Repita a operação quantas vezes forem necessárias usando uma parte fria do pano de algodão por vez, até que toda a cola seja transferida da peça de roupa para o pano de algodão. Descarte o pano de algodão.

Passo 3

Umedeça um algodão com acetona. Bata levemente a acetona em uma pequena parte do tecido para verificar se não irá desbotar. Se o tecido não for danificado e nem a cor dele for alterada pela acetona, use mais algodão e acetona na mancha de cola quente. Aplique a acetona no algodão e pressione-o na mancha de cola quente. Limpe a área com um pano para remover a cola que tiver sido dissolvida. Repita a operação, se necessário.

Mais recentes

×