Como remover manchas de óleo de pisos de cimento

••• concrete image by grafiker from <a href='http://www.fotolia.com'>Fotolia.com</a>

Graxa e óleo em superfícies de concreto podem deixar manchas horríveis. Além disso, dependendo do tamanho da área afetada, podem ser necessárias várias tentativas para remover as manchas com sucesso. A boa notícia é que a maioria dos óleos não irá penetrar nas camadas do concreto e podem ser removidos com produtos domésticos comuns, encontrados facilmente em qualquer mercado.

Passo 1

Espalhe uma camada de areia para gatos, amido de milho, serragem ou bicarbonato de sódio sobre as manchas de óleo. Cubra completamente a área afetada com o material escolhido e deixe-o absorver o óleo ou graxa por três horas.

Passo 2

Use uma escova de náilon com cerdas duras para esfregar a areia, serragem, amido de milho ou bicarbonato sobre a mancha. Faça movimentos em todas as direções para fixar o material sobre a mancha e empurrá-lo para dentro das fendas do concreto, incetivando a absorção. Caso a superfície seja grande e tenha várias manchas, como uma calçada, use uma vassoura com cerdas duras e ásperas.

Passo 3

Varra toda a área e descarte o material utilizado para absorver o óleo. Em seguida, faça uma mistura usando 1/4 de xícara de detergente e 4 litros de água quente. Esfregue a área manchada como feito anteriormente. A quantidade de água e sabão necessária irá depender do tamanho da mancha e de quanto óleo ainda restar sobre a superfície. Feito isso, lave a área com água.

Passo 4

Deixe a área afetada secar e repita o processo até que a mancha tenha sido removida. Para remover manchas de óleo com mais de um ano ou de áreas que tenham acumulado a substância por vários meses, pode ser necessário repetir o processo várias vezes.

Mais recentes

×