Como remover odores de climatizadores evaporativos

••• Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images

Os climatizadores evaporativos são uma maneira barata, simples e eficaz de refrescar um prédio em um clima quente e seco, mas eles têm o apelido de "climatizadores de pântano" por uma boa razão. O fato de que o climatizador evaporativo utiliza um sistema que possui água parada e almofadas mantidas constantemente molhadas significa que eles podem emitir odores desagradáveis. No entanto, isso não é necessariamente um inconveniente. Um pouco de manutenção pode remover esses odores de seu aparelho.

Passo 1

Desconecte o climatizador da eletricidade, e drene toda a água.

Passo 2

Remova o filtro de ar e lave-o cuidadosamente com um sabão suave e água. Troque-o se ele ainda tiver mau cheiro mesmo depois de ter sido lavado.

Passo 3

Lave o reservatório e enxágue-o com água limpa. Prepare o desinfetante e o desodorizador seguindo as instruções da embalagem. Adicione essa mistura ao reservatório e encha-o com água fresca.

Passo 4

Retire as almofadas do climatizador e limpe-as cuidadosamente com água e sabão. Substitua essas partes se elas ainda possuírem odor após lavadas. Se as almofadas que você possui são de fibra de álamo, considere substituí-las por material moderno feito de material sintético. Esse material é menos propenso a ter problemas de mofo ou bolor.

Passo 5

Coloque o filtro e as almofadas de volta no climatizador, reconecte-o à energia, e seu trabalho está completo. Repita o procedimento conforme necessário durante o verão, para prevenir o retorno dos odores.

Mais recentes

×